Torneiras – acessórios e metais para o banheiro

De um modo geral, as torneiras influenciam na “estética” dos ambientes como objetos de decoração. Os três tipos conhecidos são: as torneiras termostáticas (também chamadas de monocomando), em que se é possível controlar e regular a temperatura, mesmo com um único tubo de saída da água (são as mais modernas do mercado). Regula-se através de uma pequena alavanca para a esquerda (água quente) e para a direita (água fria). Essa mesma alavanca permite regular a intensidade: para cima a água sairá mais forte e para baixo, mais fraca. Geralmente são escolhidas para banheiras e cozinhas.

torneira cromada

Modelo de torneira cromada para banheiro

A toneiras elétricas – também chamadas de misturadoras – possuem um aquecedor de água ligado à rede elétrica, e assim, regula-se a temperatura. Ou seja, mistura-se água quente e água fria da maneira desejada. Como muitas vezes a escolha deste tipo eleva o custo, há quem opte em usar painéis movidos à energia solar; e as torneiras automáticas, que são escolhidas com o intuito de economizar água. Funcionam através de um sensor infravermelho, de um temporizador ou de um botão que libera a água e depois de um determinado tempo, volta a fechá-la (muito encontradas em shopping centers ou locais públicos e de bastante circulação). É bem-vista esse tipo, pois poupa água e o meio ambiente agradece. Nota: quando se fala em regular a temperatura, existe um limite, que varia entre 36º e 38º, sistemas predeterminados pelos fabricantes e pela regulamentação de leis. Temperaturas acima dessas podem ser danosas ao organismo/a pele. Existem torneiras de plástico, que apesar de terem custo baixo, duram pouco tempo se comparada às demais.

torneira com sensor

Torneira DECA com sensor de aproximação.O design contemporâneo faz a diferença

O mercado faz uma espécie de “divisão” do uso de torneiras entre cozinha, área de serviço e banheiro devido às características que cada uma apresenta. Para a cozinha, recomendam-se torneiras termostáticas, uma vez que é o local destinado a lavar a louça (e quem lava a louça sabe que lavar com água fria é um martírio). Para a área de serviço, recomendam-se as torneiras mais resistentes, já que é aí que – geralmente – ficam o tanque e a máquina de lavar. Para o banheiro, é mais uma questão pessoal. Porém, se instalar a torneira misturadora (elétrica), a escovação dos dentes e o ato de barbear numa manhã de inverno, sairá bem melhor e mais fácil.

torneira simples

torneira cromada com o registro simples e tradicional

Existem torneiras com filtros, torneiras de jardim, bebedouros, de lavatório, de chopp  - geralmente para churrascos e similares – entre outros. Pesquise, e veja qual o tipo que melhor se adequa ao seu projeto.

GD Star Rating
loading...
Torneiras - acessórios e metais para o banheiro, 5.0 out of 5 based on 2 ratings

Nenhum comentário até o momento.

Deixe um comentário