Torneira elétrica – Marcas, preços e modelos de torneiras elétricas

Além das torneiras termostáticas (onde é possível regular a temperatura de saída, usadas principalmente em cozinhas e banheiras) e das automáticas (que funcionam através de um sensor ou do toque num botão, que pressionado por uma mola, libera água por alguns segundos e volta a fechá-la), as torneiras elétricas são utilizadas principalmente em regiões onde o clima é mais frio, uma vez que elas possuem aquecedor de água ligado à rede elétrica proporcionando água quente. Assim, situações como lavar a louça ou mesmo lavar as mãos em um lavabo deixam de ser tão incômodas se optar pela torneira elétrica.

Torneira elétrica no banheiro

Torneira elétrica em pia do banheiro

A utilização desse dispositivo tem custo mais elevado que as demais torneiras, por isso muitos lugares e residências vêm adotando a instalação de painéis para alimentação de aquecedores solares como alternativa, já que se trata de uma energia renovável, ou seja, que vem de recursos naturais ilimitados como o sol, chuva, vento, marés e geotérmica – obtida a partir do calor proveniente do interior e são naturalmente reabastecidos) e preservam o meio ambiente.

Torneira elétrica modelos

Alguns tipos de torneira elétrica são facilmente encontrados no mercado, entre eles:

Toneira articulável com quatro temperaturas (supereconômica, fria, econômica e quente) da Corona. Aprovada pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) essa torneira elétrica apresenta uma bica móvel com dois jatos direcionáveis (normal aerado e spray econômico) e registro por alavanca. Se usada na posição de potência supereconômica poupa até 70% de energia. A chave seletora blindada proporciona total segurança, precisão e suavidade ao mudar as temperaturas. São encontradas em materiais de ligas de ferro, cobre, prata, plásticos e elastômetros (polímero, natural ou sintético, de propriedades físicas semelhantes às da borracha, como extensibilidade e recuperação elástica) e geralmente são usadas em cozinhas, banheiros, shopping centers, restaurantes etc.;

Torneira Clean, da Lorenzetti, que apresenta bica móvel com arejador, jato suave e uniforme, possibilitando maior área de atuação na hora da limpeza. Essa torneira elétrica conta com três temperaturas (quente, morna e fria) e a água quente na cozinha permite economia de detergente e elimina gorduras com mais facilidade.

Também da Lorenzetti, tem a MaxiTorneira, a LorenEasy e a Versátil. A Maxi possui design compacto, é econômica e bastante funcional. Além de proporcionar maior espaço para o manuseio das louças, ela consegue desengordurar rapidamente, economizando detergente e água; a Loreneasy é prática e econômica e reduz significativamente o uso de detergente e água para lavar louça e eliminar gorduras. Possui bica alta e móvel com quatro temperaturas e tem o melhor custo-benefício do mercado; e a versátil, que possui bica alta e móvel com arejador articulável com design moderno, além de ser prática e eficiente. Possui três temperaturas (quente, morna e fria) e jato suave e uniforme. Pode ser encontradas nas cores branca e branca com cromado.

Lembre-se que é necessário tomar alguns cuidados ao instalar uma torneira elétrica, como a utilização de um terceiro fio de aterramento, que atualmente é obigatório em todas as instalações elétricas de tomadas e equipamentos elétricos, exceto lâmpadas, e que as conexões de energia e o disjuntor reservado para a torneira elétrica, esteja dimensionado de acordo com a potência da torneira, bem como o isolamento. Recomenda-se fazer a interligação isolada com material de cerâmica e fora do alcance das mãos. Assim, evitará choques e o mau funcionamento da torneira.

torneira elétrica cromada

torneira elétrica cromada

Embora o uso de torneiras elétricas tenha suas vantagens, é sempre bom pensar na economia de energia e na preservação do meio ambiente. Com a constante evolução da tecnologia, o número de aparelhos eletroeletrônicos nas residências fez-se presente. Alguns de consumo alto e outros bem menos, porém ficam ligados ininterruptamente, ou seja, no final do mês é bom analisar a diferença dos gastos e calcular o que realmente vale ou não a pena.Partindo de um padrão familiar com quatro pessoas e seu consumo mensal, podemos perceber três diferentes tipos de residência, sem qualquer adoção de soluções ecológicas, como por exemplo, energia solar que alimenta aquecedores solares residenciais:residências econômicas, onde o maior consumo ocorre proveniente do chuveiro elétrico, das lâmpadas e da geladeira de uma porta; residência de consumo médio, onde os maiores gastos ocorrem por conta do aquecimento de água, como chuveiro elétrico e torneira elétrica. Embora nesse tipo de residência predominem as lâmpadas econômicas, a iluminação ainda ocupa o segundo lugar no consumo. As posições seguintes são ocupadas por aparelhos de som e vídeo e geladeiras de duas portas; e residências de alto consumo, onde o uso do ar-condicionado é o mais alto – praticamente um terço da energia elétrica – seguido pela refrigeração e climatização de alimentos (geladeiras, congeladores (freezer) e adega) e aquecimento de água (chuveiro, torneira elétrica e outros aparelhos aquecedores elétricos).

torneira elétrica articulável

torneira elétrica articulável

GD Star Rating
loading...
Torneira elétrica - Marcas, preços e modelos de torneiras elétricas, 3.5 out of 5 based on 14 ratings

Deixe seu comentário!

4 respostas para “Torneira elétrica – Marcas, preços e modelos de torneiras elétricas”

  1. Antonio Henriques disse:

    Quero saber preços e se da para a eletricidade de Portugal 220W a torneira elétrica cromada.

  2. estou procurando uma torneira eletrica especial da corona para pia de banheiro que seja posta em pe .

  3. Giane disse:

    Qual a marca da 1ª torneira, e em qual loja encontro ela?

  4. Luiz Martini disse:

    Gentileza informar onde encontro a torneira elétrica para banheiro, a que esta em evidencia no texto acima.

    Grato.
    Luiz

Deixe uma resposta