Tijolo de vidro – Solução para paredes translúcidas

O tijolo de vidro, também conhecido como bloco de vidro, é um dos vários tipos de blocos existentes no mercado de construção. Composto por duas paredes de vidro com uma camada de ar no meio pode ser transparente ou translúcido, permitindo a passagem da luz sem que se veja o que está por trás dele, liso ou ondulado também encontrados em diversas cores e ainda pode ser de vedação completa ou vazado, permitindo a passagem de ar entre os ambientes. São uma excelente alternativa para iluminação natural de ambientes, por permitirem a entrada de luz solar diretamente.

Tijolo de vidro é uma alternativa de vedação translúcida, permitindo a entrada de luz sem abrir rasgos na parede

Tijolo de vidro é uma alternativa de vedação translúcida, permitindo a entrada de luz sem abrir rasgos na parede

Tijolo de vidro na construção

Os blocos de vidro lisos são os que mais iluminam, porém não oferecem privacidade. Os ondulados (também conhecidos como martelados) distorcem a imagem (alteram a forma) do que está atrás. Os chamados canelados (ranhurados) são os menos transparentes e só possibilitam ver borrões.

Dentre as suas características mais marcantes dos tijolos de vidro está no fato de serem utilizados para dar claridade natural ao ambiente, o que economiza na energia elétrica, deixando-o mais bonito e agradável, além de dar a sensação de amplitude do local. Sua função não é estrutural, já que não tem resistência a compressão, sendo muitas vezes utilizadas como solução de divisão entre cômodos, paredes internas e fachadas, mantendo a segurança da edificação e a privacidade. Indicado como elemento de vedação fixo para escritórios, construções industriais, hospitalares, comerciais, residências, entre outros. Também usados em fachadas de prédios, boxes de banheiro , separando o chuveiro do resto, balcões de atendimentos, lajes, etc.

Banheiro com parede de vedação de tijolos de vidro

Banheiro com parede de vedação de tijolos de vidro

Apesar de terem um custo um pouco mais elevado que os demais tijolos, é um produto ecológico e oferece conforto térmico e acústico, tem elevada resistência mecânica e é de fácil manutenção e limpeza, nunca exigindo pintura. Bastante resistente a alterações térmicas, além de proteger de fogo por mais tempo que os demais materiais. Embora sejam resistentes a choques térmicos, os blocos de vidro não podem ser instalados em locais em que a temperatura ambiente seja inferior a 4ºC, assim como não são recomendados para ambientes fechados que possam atingir temperaturas elevadas (por exemplo, saunas).

Esse tipo de tijolo é fabricado no Brasil e tem um ótimo custo-benefício para o projeto. Dependendo do modelo, a unidade pode variar entre R$ 6,00 a R$ 30,00. Verifique se as peças escolhidas são iguais e se possuem a mesma tonalidade, assim como certificar-se de que não haja defeitos e rachaduras que possam comprometer seu desempenho, durabilidade e resistência. Por isso, não se deve utilizar espátulas de aço ou outras ferramentas afiadas e cortantes, pois poderá causar rachaduras nos blocos. Para bater e assentar recomenda-se usar um martelo de borracha. Ao finalizar o processo, retirar o excesso da argamassa própria para este procedimento e o rejunte com cimento branco utilizando uma espoja úmida, nunca produtos que contenham ácidos. Em até sete dias, o processo de cura do assentamento estará pronto.

Diferentes cores e tonalidades para um mesmo padrão de bloco de vidro ondulado

Diferentes cores e tonalidades para um mesmo padrão de bloco de vidro ondulado

5/5 - (1 vote)

Comentários