Tapetes – 5 Modelos para sala, quartos, infantís e muito mais

Mesmo um cômodo todo lindo, terminado e devidamente decorado passará a impressão de certo “vazio” se não houver um tapete em um lugar estratégico. Ele deixa o ambiente com aparência de aconchegante, aumenta a sensação de conforto e produz o efeito final na decoração.

Em ambientes grandes, o tapete também serve para delimitar os espaços. É comum em apartamentos, principalmente, que sala de estar e jantar estejam interligadas, sem paredes. Um tapete na medida certa marcará discretamente os dois ambientes, separando-os. Eles não precisam ser necessariamente iguais, mas devem harmonizar entre si.

Tapete em sala de estar

Tapete decorando sala de estar

Ambientes como salas de estar e home theaters requerem tapetes que sejam medidos com cuidado. O ideal seria que o tapete para sala ultrapassasse por volta de 15 cm debaixo do sofá, mas há quem diga não haver problema em terminá-lo um pouco antes. Para salas de TV o tapete colabora com a acústica de forma importante, além de tornar o local mais confortável em relação à temperatura, além de ser uma peça chave na decoração de apartamentos pequenos. Em ambos os casos, o formato retangular é o mais indicado. Já os redondos ficam melhores se expostos em quartos de crianças, por serem mais despojados.

Tapetes orientais

Opções não faltam no mercado de tapetes. Os mais caros costumam ser os orientais: indianos, chineses e principalmente os chamados “persas”, cuja produção envolve mão de obra artesanal e historicamente conhecida pelo seu talento e habilidade. São laváveis e extremamente duráveis. Seu preço, porém, costuma ser alto. Suas estampas podem ser florais ou geométricas e dependendo da decoração do restante do ambiente e do estilo do morador da casa, podem combinar perfeitamente.

Entre os florais, destacam-se principalmente as “palmas” (ou “palmeiras”), os arabescos, os galhos e as folhas. Dois ou mais elementos podem ser estampados juntos. Os geométricos incluem os “ziguezagues”, os “losangos” e os “medalhões”. Estes estão, por excelência, entre os mais vendidos por sua tradição antiga.

Tapetes estilosos

Os tapetes de pelo alto ganham cada vez mais adeptos, principalmente entre as pessoas que desejam uma sala com sensação térmica confortável e um visual moderno. É possível posicionar uma mesa de centro sobre ele, sem nenhum problema. Cores fortes podem ser utilizadas em pisos claros, se a intenção for dar destaque à peça. Será preciso, porém, manter sempre os pisos e o próprio tapete limpos, porque é muito provável que o visitante os note “logo de cara”.

tapete peludo, ou pelo-alto

tapete peludo, ou pelo-alto

No banheiro e na entrada da casa, capachos e tapetes menores em conjuntos são a melhor opção. Além de decorarem o local, eles “retêm” sujeira e água, evitando que se espalhem pelo resto da casa, principalmente quando a casa  é forrada com carpete, que é de limpeza trabalhosa e difícil.

Em salas de jantar, mesmo com mesa redonda, o tapete retangular também é a melhor opção. Ele deve cobrir totalmente o piso embaixo do móvel e ainda sobrar entre 60 e 70 cm, emoldurando a mesa. Dessa forma, mesmo as cadeiras afastadas não ficarão em desnível, tornando desconfortável para quem for se sentar.

diversas cores de tapetes simples

diversas cores de tapetes simples

Outra forma bacana de tapete  são os artesanais, que também tem ganhado cada vez mais espaço nas casas do país. Além de proporcionarem um efeito rústico e bem charmoso, podem ser utilizados em vários cômodos de uma casa e seu preço geralmente é mais em conta se comparado com as peças orientais, por exemplo. Isso é uma grande vantagem, pois estes produtos são feitos geralmente sob encomenda, o que possibilita a escolha da textura, cor e formato da peça. Este tipo de tapete pode ser combianado com outros elementos da decoração criando uma composição rústica completa, como móveis de madeira de demolição, ou peças vintage.

Tapetes de crochê

A palavra crochê deriva da forma “croc”, algo como “gancho” (a ponta da agulha de crochê tem uma espécie de gancho, utilizado no trançado da peça artesanal). Sua origem data de mais de cinco séculos, mas ganhou muitos adeptos (principalmente mulheres) entre os séculos XVII e XVIII. O trabalho em crochê requer prática e paciência, pois é totalmente manual. É possível fabricar desde peças de roupa até utensílios de decoração a partir do trançado. Há diversos artesãos pelo país e cada peça tem um tempo médio de confecção. Os pequenos podem levar horas e os mais detalhados ou de proporção maior, dias.

tapet de croche

pequeno tapete de croche

Os tapetes de crochê são mais leves, mas nem por isso pouco resistentes. Com cuidado, a peça dura anos. A quantidade a ser colocada em cada espaço é que precisa ser avaliada. São recomendáveis peças menores em quartos e banheiro, mas sem exageros: muitos tapetes num mesmo local tendem a “fragmentar” a visão do cômodo.

Tapetes de barbante

Utilizado principalmente na cor crua (mas também disponível em outros tons), o tapete de barbante é resistente e dependendo do seu tamanho (e da quantidade de sujeira) pode até ser lavado em máquina. Sua produção consiste basicamente na confecção da peça através de trançado crochê, porém com agulha mais grossa e com barbante. Sua confecção é trabalhosa, por isso o preço varia muito, dependendo do tamanho da peça e da mão de obra aplicada.

tapete de barbate redondo

tapete de barbate redondo

Ficam absolutamente charmosos em casas de campo e de praia, e podem ser utilizados em corredores como passadeiras ou até mesmo na decoração de salas, para deixar o ambiente leve. Há modelos com sobreposições (flores coloridas, por exemplo) que deixam a peça com ar descontraído e com efeito tridimensional.

GD Star Rating
loading...
Tapetes - 5 Modelos para sala, quartos, infantís e muito mais, 4.3 out of 5 based on 6 ratings

Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta