Tapetes para sala – Decoração de salas de estar

A sala de estar é, na maioria das vezes, o primeiro cômodo que se vê ao quando se entra em uma residência. É ali que se recebem convidados, amigos, conversa-se e há interação entre anfitrião e visita. Exatamente por isso que a decoração da sala, organização e limpeza desse cômodo deve se encontrar impecávela, além dos móveis, decoração,e claro, o toque final, os tapetes para sala. Quando mais bonito melhor, já que é o “cartão de visitas” de uma casa, pois nguém se sente bem de permanecer num lugar bagunçado e sem organização. E se algum detalhe na decoração não está bom, provavelmente chamará muito mais atenção do que está correto.

tapete para sala

tapete com desenhos circulares para sala

Como escolher entre tapetes para sala

O tapete é um dos itens mais utilizados na sala, mas grande parte das pessoas não sabe exatamente como escolhê-lo. É importante ressaltar que sua escolha/compra deverá ser uma das últimas coisas a se fazer, depois de todos os móveis, divisórias e prateleiras já estarem posicionados, assim como determinados seus estilos e cores, para que tudo entre em harmonia no final.

A primeira regra é não exagerar no tamanho se a sala for pequena e tomar como base as medidas dos sofás, para que não fique desproporcional. Não há problema deixar o tapete avançar embaixo do sofá e de poltronas ou mesmo terminado bem rente a eles; o único cuidado a se tomar é que o tapete não ocupe todo o cômodo, inclusive os espaços entre os móveis. Se a sala de estar e a de jantar compartilham o mesmo espaço, o tapete delimitará o espaço entre os dois ambientes. Por exemplo: posicionar o tapete entre os sofás ou home theater para marcas o local da sala de TV.

tapete amplo para sala de TV

tapete amplo para sala de TV

É possível encontrar uma grande variedade de tapetes para sala prontos, com formatos, medidas e cores diferentes. Os orientais tem grande tradição nesse aspecto (os persas tem na tecelagem sua maior expressão de cultura) e são considerados os mais bonitos (e caros também). Os conhecidos como “de pelo alto” dão sofisticação e modernidade e estão sendo cada vez mais utilizados em decoração de salas de estar, por proporcionarem sensação de aconchego. Os produzidos em couro estão novamente em ascendência, já que foram moda décadas atrás. Vale ainda brincar com patchwork e fibras sintéticas, para quem deseja um ambiente sustentável e moderno.

Há, porém, empresas que aliam a vontade do cliente ao espaço disponível no cômodo e produzem a peça sob medida, exatamente como a pessoa deseja. Nesse caso, dá para escolher tonalidades de tamanhos personalizados e o preço é calculado por metro quadrado. Se houver grande circulação de pessoas na sala, vale lembrar que o cuidado e a manutenção deverá ser constante. Se o sofá tiver pés altos e o tapete não estiver preso em nenhum ponto, pode-se colar fitas adesivas antiderrapantes para evitar escorregões.

Uma boa dica é ter pelo menos dois tipos de tapetes para sala diferentes. Em períodos mais quentes, tecidos mais leves e cores mais suaves não “esquentam” tanto o ambiente. Durante o inverno, dá pra ousar e utilizar tecidos pesados e cores mais fortes, além de proporcionar proteção acústica ao ambiente.

Fotos de tapetes

A seguir, lhe preparamos uma pequena galeria de imagens de tapetes para sala, para você decorar o seu ambiente:

Fontes: Se você procura pelos tapetes 1, 8 e 9, confira a Tapetes São Carlos.

GD Star Rating
loading...
Tapetes para sala - Decoração de salas de estar, 5.0 out of 5 based on 5 ratings

Deixe seu comentário!

Uma resposta para “Tapetes para sala – Decoração de salas de estar”

  1. Reni disse:

    Gostei do tapete 5 – Gostaria de ver mais fotos dele.

Deixe uma resposta