Salas decoradas – Fotos e ideias para decoração de salas



É comum que, ao terminar o acabamento da casa, você comece a pensar imediatamente em sua decoração. Cada cômodo tem suas particularidades e o ideal é seguir as tendências decorativas, mas sem esquecer-se do seu próprio estilo pessoal. Afinal, você deve ser a primeira pessoa a gostar de verdade da decoração do seu lar.

Para muitas pessoas, montar uma composição pode ser uma tarefa bem difícil, já que existem inúmeras possibilidades de escolha hoje em dia, muitas facilidades e modismos, opções das mais diversas. Na hora de escolher a decoração perfeita e começar a compor cada pedacinho de sua casa, é importante inspirar-se em fotos e dicas de especialistas.

sala decorada tons de cinza

Sala decorada em tons de cinza, com a parede escura. Muita elegância

Geralmente, o primeiro cômodo que se pensa em decorar é a sala de estar. A sala é o cômodo de boas vindas e precisa estar sempre em ordem. Existem belas inspirações de salas decoradas na Internet. Você poderá encontrar inúmeras sugestões na hora de escolher a que mais combina com você.

Decoração de Sala Pequena

Com a diminuição dos apartamentos e casas, é normal que as propriedades tenham ficado cada vez mais difíceis de decorar. A falta de espaço é um problema nas grandes cidades, mas não precisa ser um limitador quando o assunto é decoração.

Existem alguns truques básicos que podem tornar sua sala bonita e atrativa quanto qualquer outra, maior. Usando os móveis e acessórios corretos, e nos locais corretos tudo pode ficar muito mais bonito e esteticamente valorizado.

Layouts possíveis para decorar uma sala de estar quadrada pequena

Layouts possíveis para decorar uma sala de estar quadrada pequena

Ampliar sala pequena

Para aumentar a sensação de amplitude e ganhar espaço, abuse de tons neutros. Essa é a regra de ouro para salas pequenas. Tons de nude, beirando o branco e o bege “aumentam” o ambiente, deixando a sensação de que o local está mais “aberto”. Isso acontece porque esses tons reforçam a claridade; tanto a natural quanto a artificial. A luz é refletida em todo o cômodo, dando a sensação de que o lugar é maior. Além disso, cada peça de decoração ganha destaque em suas cores e nuances.

espelho bisotado para ampliar o espaço da sala

espelho bisotado para ampliar o espaço da sala

espelho amplia sala de jantar pequena

espelho amplia sala de jantar pequena

espellho decorativo ajuda a ampliar a sala

espellho decorativo ajuda a ampliar a sala

Outro truque muito utilizado é o uso de espelhos. Utilize em uma parede específica, cobrindo-a toda, sobre cômodas ou aparadores. Para não sobrecarregar demais, eleja apenas uma parte da sala para o espelho. Se desejar algo mais simples e delicado, um espelho em tamanho médio num local de destaque já é um bom aparato.

Móveis para salas pequenas

Móveis específicos para salas pequenas também ajudam bastante quando o assunto é espaço: estantes vazadas são um excelente meio de abrir o ambiente e mostrar o restante da casa. Já os sofás com assentos deslizantes são uma maneira de acolher as visitas e ficar mais confortável na hora de assistir TV. No dia a dia, os assentos voltam ao normal, economizando espaço.

Sala decorada cheia de estilo estilo com móveis coloridos

Sala decorada cheia de estilo estilo com móveis coloridos

Sala colorida com móveis

Sala colorida com móveis

sala de jantar e estar integradas

sala de jantar e estar integradas

Sala pequena decorada com mesa de centro

Sala pequena decorada com mesa de centro e sofá de couro

salas decoradas pequenas 3

salas decoradas pequenas 3

No caso de salas interligadas à cozinha, procure não utilizar muitos móveis para delimitar o espaço entre uma e outra, deixando o local mais livre para circulação e aumento da sensação de espaço disponível. Um carpete pode cumprir bem essa função de delimitador, sem ocupar espaço.

Salas pequenas decoradas: Mitos

Algumas pessoas acreditam que o tamanho da sala inviabiliza o uso de mesas de centro, estantes de livros e conjuntos de sofás. Na realidade, é perfeitamente possível utilizar tudo isso, desde que haja harmonização com o tamanho do ambiente e dos móveis. Por exemplo, pufes podem ser interessantes se usados no centro, no lugar das mesinhas. Quem preferir as tradicionais poderá utilizá-las normalmente, mas tomando o cuidado de não encher o móvel com muitos objetos.

Estantes planejadas de correr, ou ainda módulos planejados, são outra maneira interessante de aproveitar bem o espaço da sala pequena e mantê-la decorada. Esse tipo de móvel já é vendido em várias lojas do ramo e tornam o espaço mais bem aproveitado, sem poluir o ambiente. Com relação aos conjuntos de sofás, muitos são vendidos hoje em dia em tamanhos menores. Entretanto, se preferir, você também pode substituir uma das peças por uma ou duas poltronas menores.

 

Salas menores podem ser ambientes acolhedores e muito charmosos. Basta saber suavizar cores e objetos e tudo ficará perfeito.

Dicas para decorar a sala

Lembre-se que paredes e revestimentos devem harmonizar com móveis e outros objetos decorativos. Tapetes e cortinas também fazem parte dessa harmonização. É essencial que sua sala não fique com “excesso de informação”: muitas pessoas pecam por misturar elementos que não harmonizam entre si. Na hora de denotar seu estilo pessoal é importante não exagerar.

Dicas especiais para salas decoradas muito bonitas são a utilização de espelhos (painéis e peças soltas) que aumentam e muito a sensação de amplitude do lugar. Uma sala pequena dá a impressão de que é bem maior com a utilização de espelhos.

  • Quadros decorativos também são peças úteis, eles podem vir em grupos ou pares e existem peças modernas e divertidas hoje em dia.
  • Para peças planejadas, contrate empresas idôneas e que aproveitem ao máximo todo o espaço disponível para ser mobiliado. Isso vai otimizar sua sala, tornando-o exclusiva.
  • Cortinas e tapetes seguem as estações, portanto, tenha sempre mais de uma peça para fazer a troca. No inverno, invista em tecidos e cores mais pesadas e no verão tecidos e cores mais leves. A regra só não vale para salas muito pequeninas; nesse caso, fique sempre com tons mais claros para não tornar o lugar ainda menor.
  • As salas decoradas podem ser projetadas por especialistas. É possível contratar um decorador com um preço abaixo do que você imagina. Hoje em dia, existem profissionais que facilitaram seus preços por hora de trabalho. Se puder investir nesse profissional e tiver orçamento disponível para isso, não perca a chance de ter sua sala decorada por um profissional da área.

Fotos de salas decoradas

sala decorada minimalista

Decoração de sala minimalista sala branca

Decoração de sala de estar

Sala de estar decorada cm um rack suspenso e um lindo painel de madeira que apoia a televisão.

Decoração branca para sala

Decoração branca para sala, móveis e mesas brancos dão aquele toque de limpeza e sobriedade ao ambiente.

sala parede de pedra decorada

Sala decorada com parede revestida de pedras ao fundo

GD Star Rating
loading...
Salas decoradas - Fotos e ideias para decoração de salas, 5.0 out of 5 based on 6 ratings

Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta