Revestimento para banheiro – os melhores materiais e dicas de revestimentos.

Na hora em que a obra começa a se aproximar do momento do acabamento e decoração, começam a surgir mil dúvidas a respeito de materiais, com respeito a cores, preços, qualidade, etc. O banheiro então nem se fala: é um dos menores espaços da casa, e mesmo assim é um dos cômodos com mais detalhes a se ponderar na escolha dos revestimentos. O ideal é que já no planejamento da obra, ainda na elaboração da planta, os materiais que serão utilizados como revestimentos já sejam pensados com antecedência. Mesmo assim é possível que haja algum tipo de mudança no decorrer do projeto.

Hoje em dia, já é possível pagar mais barato por um decorador e também por um arquiteto que te ajude a encontrar preços baixos, qualidade e fornecedores confiáveis, mas é sempre importante que você tenha um conhecimento, mesmo que superficial sobre alguns materiais para poder decidir o que é melhor para você e seu bolso.

revestimento para banheiro

banheiro decorado com diversos revestimentos na decoração

Revestimentos para banheiro populares

Entre todos os cômodos o que é mais passível de indecisão é o banheiro. Isso porque, quase sempre, ele receberá revestimentos nas paredes e no chão. E esse revestimento deverá ser resistente a umidade, mofo, bactérias… além de ter boa longevidade e ser fácil de limpar.

Mas afinal, qual o melhor tipo de revestimento para banheiro? Isso depende. Entre os principais, você pode optar entre cerâmica ou porcelanato – pisos frios. Ambos bonitos e duráveis, além de serem fáceis de manter.

O preço varia bastante, principalmente entre marcas concorrentes nas diversas lojas do ramo no país.

  • Cerâmica -  é composta pela mistura de argila e compostos químicos e são a opção mais econômica no mercado. Além disso, é possível encontrá-las nas versões esmaltadas ou não esmaltadas. O tamanho também pode variar. Vale lembrar que quanto maior a peça, menos material será utilizado e maior a sensação de amplitude do ambiente. O que é favorável se seu banheiro for pequeno.
  • Já o porcelanato geralmente é produzido com material mais nobre, mas ainda assim é resistente também. Sua limpeza, no entanto, deve ser feita com mais cuidado, com produtos especiais para esse tipo de revestimento. Eles podem ser esmaltados (com aplicação de esmalte na superfície) ou técnicos (mais resistentes). Os porcelanatos técnicos também podem ser encontrados na versão “polida”, que confere mais brilho ao banheiro.

    Piso porcelanato no banheiro

    Banheiro com piso porcelanato decorando o piso e balcões de pedra branca

  • Silestone nos banheiros – é um material sintético que entrou há alguns anos no mercado americano, e conquistou o seu público devido a aparência limpa e bem acabada que da nas pias e balcões para o banheiro. Este material não é fabricado no brasil, apenas importado, por isso seu custo não é muito atrativo, e varia em função do preço do dolar americano.

    bancada de silestone

    Bancada de canto de silestone para banheiros pequenos

  • Pastilhas de vidro –  um material que é prático e pode dar um belo acabamento nas paredes do banheiro, se escolhido um padrão ou textura adequado. O custo do revestimento é baixo, em relação a outros revestimentos cerâmicos,  não chegando a R$50,00 o m² do material em alguns casos.

    pastilha de vidro

    pastilhas de vidro decorando o banheiro até meia altura da parede.

Cores de Revestimento

Com relação às cores, os mais tradicionais podem optar por revestimentos mais claros e que “aumentam” o ambiente. Porém, isso não é uma regra. Quem quiser inovar, pode optar por uma cor mais forte ou até mesmo a aplicação de adesivos decorativos sobre os revestimentos.

Lembre-se também que você pode simular cores em sites especializados em decoração e acabamento de construções, pela Internet. Assim, além de ajudar a decidir qual o melhor revestimento para o seu caso, você também já pode chegar à loja com uma ideia clara de que tonalidades ficam melhores em seu banheiro.

GD Star Rating
loading...
Revestimento para banheiro - os melhores materiais e dicas de revestimentos., 3.0 out of 5 based on 3 ratings

Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta