Quarto de bebê – Decoração de quartos infantís

Para escolher os móveis que irão decorar o quarto do bebê é necessário fazer do ambiente um local seguro, calmo, funcional e especialmente que dure, pois não adianta nada montar um quarto de bebê, que de tempos em tempos tem que ser reformado, afinal, os bebês se desenvolvem rapidamente e alguns objetos podem cair em desuso da mesma forma.

Decoração de quarto de bebês branco e rosa

Quarto de bebê decorado com cores claras e delicadas, branco e rosa.

Dicas de decoração para o quarto de bebê

Cores e iluminação

Além dessas características fundamentais, o quarto deve estar completamente pronto antes de o bebê chegar, pois o cheiro de tinta ou cola pode não se dissipar a tempo dele chegar, provocando alergia, irritação e mal-estar. Assim como os móveis que devem estar devidamente instalados, uma vez que podem atrapalhar e dificultar a circulação no ambiente. Isso serve também para enfeites, que em demasia podem atrapalhar na movimentação. Prefira um quarto clarinho, pois a iluminação direta incomoda o bebê, afinal ele fica a maior parte do tempo deitado virado pra cima com aquela luz literalmente em cima dele.

Luz indireta no quarto do bebê

Iluminação indireta d berço, com sancas de luz indireta na parede e pontos de iluminação afastados

Cortinas e tapetes

No caso de escolher a cortina, recomendam-se tecidos como o algodão e o voile (ou voal; é um tecido fabricado com fios muito finos e torcidos, de aparência leve e transparente, muito usado para confecção de cortinas e em decoração. Do francês voile.), pois são mais fáceis de limpar e lavar. Outros tipos acumulam muito pó e podem causar irritação e alergia ao bebê. Os tapetes também deve seguir esse modelo; prefira os antiderrapantes e os antialérgicos. São um pouco mais caros, mas compensa a longo prazo, já que usar aspirador nos tapetes normais não é o suficiente para deixá-los limpos. Os micro-organismos ficam presos às fibras do tecido e você deverá chamar uma empresa especializada para fazer a manutenção, ou seja, vai gastar de tempos em tempos para deixar tudo em ordem.

Cortinas suaves para o bebê

Cortinas suaves para o bebê

Berço ou caminha

Escolher o tão sonhado berço também não é tão simples quanto se sonha, pois ele deve seguir normas específicas do Inmetro para garantir a segurança do bebê. As grades devem ter entre 4,5 e 6,5 cm de distancia, para que nenhum membro do corpo do bebê fique preso. Assim como os berços que contém alguma tela, que devem ter os buraquinhos de até no máximo 7 mm para que os dedinhos da criança não fiquem presos, bem como o espaço entre o estrado e a lateral do berço que não deve ultrapassar 2,5 cm.

As ripas do estrado devem ter no máximo 6 cm pelo mesmo motivo: para que os braços e/ou pernas do bebê não fiquem presos. Berços com rodinhas devem ter pelo menos duas rodas fixas ou com travas. Nenhum tipo de protetor, enfeite ou travesseiro deve completar espaços vazios, pois o bebê corre o risco de ficar preso, afinal especialistas dizem que o travesseiro é dispensável no primeiro ano de vida dos bebês. Não deixe nada perto do bebê que ele possa levar à boca, como correntinhas, santinhos, cordões, entre outros objetos. O berço deve ficar distante da janela, bem como de fios, luminárias ou qualquer coisa que o bebê possa usar com apoio para pular ou se levantar.

bercinho para o bobê, em quarto feminino

bercinho para o bobê, em quarto feminino

berço para menino, em quartinho masculino azul

berço para menino, em quartinho masculino azul

Os bebês devem dormir em colchões firmes, retos e com densidade adequada. Não pode ter sobras entre o berço e o formato do colchão, pois o bebê pode ficar preso nesse espaço. Além disso, é possível plastificar um dos lados do colchão ou usar um protetor impermeável para proteger o tecido de acidentes com fraldas (possíveis vazamentos) e/ou golfos (vômitos do bebê). Por isso, o colchão deve ser arejado frequentemente a fim de não ficar qualquer umidade nele.

Cadeira ou poltrona

A cadeira de balanço ou a poltrona no quarto para amamentar devem ser confortáveis (teste o apoio dos braços e altura das costas). É recomendável forrar com um tecido fácil de limpar – ecológico, sintético ou natural – para proteger de possíveis golfadas do bebê. Não é recomendável escolher cores triviais como o azul para os meninos e o rosa para as meninas, pois essas cores só servirão como adorno para o quarto do bebê. Escolha cores neutras e/ou que combinem com o restante da casa, pois quando não precisar mais dela para amamentar você pode colocá-la em outro cômodo.

Cômoda

A cômoda deve ter tanto gavetas pequenas quando maiores; as pequenas para colocar os shorts, bodies, camisetas, panos de boca etc.; e as maiores para roupas de camas, fraldas, toalhas entre outros. Produtos de higiene (lencinhos umedecidos, loções etc.) devem ficar fora do alcance do bebê.

Cores para o quarto

As últimas tendências seguem cores neutras e/ou fortes, com “menos frescura”. Já não há tanta preferência pelo rosa (menina) e azul (menino), pois como os bebês crescem rápido, os pais estão procurando algo mais prático e que dure mais, com cores alegres e com a cara da criança. A verdade é que também vai depender muito do gosto dos pais, por exemplo não é incomum que o paizão escolha as cores do time de futebol do coração para decorar o quarto da criança.O melhor a se fazer é conferir algumas fotos de quartos, para

quarto de bebê bege

Quarto de bebê em tons de bege – o bege é uma cor que assenta bem quando os móveis do quartinho são em madeira ou tons de marrom. É possível combinar a decoração de quartos com adesivos, como na imagem, que lindo!

decoração em quarto de bebê roxo

Decoração roxa no quartinho da criança, o roxo é uma cor que passa suavidade e calmaria para as crianças, além de ser uma cor unisex

Quarto de bebê rosa

Quarto de bebê rosa – Rosa é a cor clássica na pintura de quartos de meninas, dá um toque a mais de delicadeza no ambiente, além de ser uma linda cor para se decorar um quarto.

quarto de bebê azul

quarto azul pro bebê – O azul é uma cor tipicamente masculina em quartos de crianças, e possui a característica de transmitir a serenidade e calmaria para as crianças.

GD Star Rating
loading...
Quarto de bebê - Decoração de quartos infantís, 5.0 out of 5 based on 2 ratings

Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta