Pastilhas de vidro – Decoração de banheiros, salas e fachadas

Os tradicionais azulejos (ladrilhos esmaltados para cobrir paredes) agora estão com os dias contados. Por tratar-se de um material feito de cerâmica, desgastam-se como tempo e perdem a coloração, ficando opacos. Estão perdendo espaço para as pastilhas de vidro, que além de serem mais resistentes a produtos químicos, é um material impermeável, ou seja, não desgasta em contato com a umidade. Seu custo não é diferente das pastilhas de cerâmica, mas como é um material resistente e sofisticado, vale a pena investir, agregando valor à construção.

pastilhas de vidro no banheiro

Bainheiro revestido com pastilhas de vidro brancas e vermelhas

Aplicação de pastilhas de vidro

Sua aplicação também é mais fácil e não produz muitos resíduos no período da reforma, o que eleva seu custo-benefício, uma vez que não há tanta perda de material quanto os outros, facilitando a limpeza, que é realizada apenas com sabão e água. É bom salientar que enquanto um prédio com pintura precisa de limpeza a cada dois anos, aproximadamente, se for construída com pastilhas, esse período aumenta para cinco anos. Por desempenhar um ótimo isolamento térmico e ter um coeficiente de dilatação térmica quase zero, evita rachaduras quando expostas a altas temperaturas e não comprometem nem o brilho, nem a cor do material e nem seu tamanho. São ótimos isolantes elétricos e a condutividade (qualidade de um corpo ou substância ser condutor de eletricidade) é quase nula.Como as pastilhas de vidro evitam a condução do calor pela parte interna da construção, a economia de energia é um ponto favorável e ainda minimizando investimento em máquinas de refrigeração, como o ar-condicionado.

Pastilhas com pedras

Pastilhas de vidro mescladas com pedras no revestimento de parede

Sua aplicação pode ser feita em ambientes secos ou molhados, internos ou externos, além de superfícies curvas ou planas. Porém, deve-se ter cuidado ao revestir uma superfície, pois para que não fiquem desniveladas (com níveis diferentes), deve-se atentar para que o assentamento seja muito bem feito, agregando durabilidade e qualidade ao revestimento.

Pastilhas de vidro no revestimento interno de banheiro

Pastilhas de vidro no revestimento interno de banheiro

Pastilhas Resinadas

Uma alternativa similar à pastilha de vidro, porém de aplicação muito simples é a pastilha resinada, que apresenta um acabamento muito semelhante às pastilhas de vidro, porém é fixada às paredes à base de adesivos. A segui, segue um pequeno guia de aplicação desse tipo de pastilhas, fornecido pelo site http://www.casabonita.com.br/.

Cores de pastilhas de vidro

As variadas cores desse tipo de pastilha também dão destaque ao ambiente em que será instalada, como por exemplo: preta e branca dão um toque básico e ao mesmo tempo elegante, indicada para academias, escritórios, quartos, cozinhas e banheiros. E citando os banheiros, recomenda-se usar cores claras, a fim de suavizar a aparência de possíveis sujeiras e dando a impressão do ambiente ser maior do que ele realmente é. Além dessas duas cores, as azuis, as verdes, as vermelhas e as beges também são muito procuradas no mercado.

Pastilhas de vidro bege na sala

Pastilhas de vidro bege em revestimento nas sala de jantar

5/5 - (1 vote)

Comentários