Painel de Madeira – painéis de madeira, para sala, para TV

Cada vez mais presentes na decoração de interiores, os painéis de madeira são uma ótima escolha para renovar um ambiente sem reformá-lo por completo, revestido a parede, que ganhará um destaque muito bonito. Os painéis são fabricados a partir de várias opções de madeira. É importante pesquisar antes de escolher o material, já que o tipo da madeira influencia diretamente na cor e no estilo que a parede vai ganhar.

Os painéis produzidos em MDF, madeira de densidade menor, são muito utilizados, já que dispõem de cores variadas e a facilidade de instalação e manutenção. Madeira de demolição também é bastante utilizada em projetos desse tipo, principalmente para quem se preocupa com a questão ecológica. Mas vale salientar que a característica mais marcante será rústica, com tonalidades próprias de cada peça de madeira.

painel de madeira para TV

painel de madeira para TV

Painel de madeira para TV

Em salas, o efeito mais interessante do painel é quando se utiliza o painel em uma das paredes apenas, criando um contraste com as outras. A pintura do restante do ambiente deve harmonizar com o tom da madeira. Há quem prefira o painel exatamente no local em que ficará a TV. Nesse caso, instala-se o aparelho sobre o painel: um suporte compatível com a TV e com travas de proteção deverá ser instalado na madeira por meio de parafusos. Ele deve estar bem seguro para suportar o peso da tela em seguida.

A altura ideal para a fixação da TV num painel é diretamente proporcional à altura da visão em linha reta de alguém que está sentado. Antes da instalação, todas as medidas deverão ser checadas com rigor, para que não haja nenhuma discrepância depois. Deve-se prever também as entradas de tomadas, cabos de antenas, telefones, entre outros,para que não haja transtornos aós a instalação.

painel de madeira de demolição para televisão

painel de madeira de demolição para televisão

Os painéis podem conter detalhes como pequenas prateleiras, luzes LED ou possuir rack acoplado. Isso é muito útil, mas dependerá do tamanho do local e o que ficará diante dele. Uma parede apenas revestida, mas que não seja a parede da TV, poderá simplesmente estar atrás de um aparador ou abrigar molduras com fotos de família.

Instalar o painel de madeira no home theater é uma opção interessante, já que, além de trazer destaque para a parede da TV, a madeira produz interfere na sensação acústica e térmica do ambiente. O resultado é um cantinho agradável de estar e de ver/ouvir filmes, músicas, etc.

O painel é geralmente vendido em “folhas”, que devem ser guardadas com muito cuidado na posição horizontal. Há também painéis vendidos em peças menores que formam um mosaico na parede. Outra opção moderna é o painel em ripas. As separações não desaparecem, ficando propositadamente visíveis, como costuras. O efeito rústico fica muito evidente – e belo.

quarto com painel de madeira

quarto com painel de madeira

A instalação é feita por profissionais da área, tomando os devidos cuidados com possíveis instalações elétricas, para não atingir eletrodutos ou tubulação hidráulica, e certificação de que o material não se desprenderá da parede. O local do painel deve ser medido cuidadosamente e sua encomenda feita em lojas especializadas. Lembrando também que estes painéis não devem encobrir quadros de disjuntores, afinal estes devem ter fácil acesso na casa.

Para manutenção, recomenda-se que não haja o uso de produtos abrasivos nem substâncias agressivas na hora da limpeza do painel.

GD Star Rating
loading...
Painel de Madeira - painéis de madeira, para sala, para TV, 5.0 out of 5 based on 6 ratings