Móveis para banheiro – armário, louças, gabinete e acessórios

Foi-se o tempo em que pensar em decoração do banheiro era coisa dispensável. Com o advir de tantas novidades, esse cômodo indispensável em uma residência foi ganhando cada vez mais móveis e acessórios, tornando-o um lugar bonito e legal de se estar (e relaxar), por isso a crescente preocupação com os móveis para banheiro. Não importa o tamanho: grande ou pequeno, existem alguns itens básicos para compor o banheiro e é importante que harmonizem entre si e com a cor das paredes, os revestimentos, etc. O branco é a cor predominante e preferida na maioria dos banheiros, por causa de sua associação com a limpeza, mas isso não quer dizer que não se possa arriscar cores quentes ou até mesmo combiná-las com tapetes e boxes coloridos.

móveis para um banheiro moderno

móveis para um banheiro moderno

Armário para banheiro

Escovas de dente e outros itens essenciais dos donos da casa não precisam, necessariamente, ficar expostos o tempo. Nesse caso é bom ter um armário para objetos do tipo, para evitar bagunça e confusão sobre a pia ou balcão, que pode portar apenas objetos impessoais ou peças de decoração. Quem prefere que na parede haja apenas espelhos, pode optar por um armário embutido ou ainda trocar por um gabinete grande com bancada. Outra opção é escolher nichos / módulos que possam ser colocados no alto, evitando “encher” o espaço todo perto do espelho. Antes de escolher, o ideal é fazer uma lista de tudo que precisará ser guardado e o tamanho médio desses itens, para que nada fique de fora depois da instalação do móvel, destoando da decoração por estar fora de lugar.

Balcões para banheiro

Balcões para banheiro

Gabinetes e balcões para banheiro

Há uma grande variedade de gabinetes, balcões e outros móveis para banheiro disponíveis nas lojas. Ele deve estar em harmonia com a pia e com os outros acessórios da decoração do banheiro. Gavetas e pequenos nichos podem servir para guardar toalhas, sabonetes, papel higiênico, etc. E não vale a pena economizar demais nesse caso, pecando pela falta de qualidade. Móveis que ficam expostos ao vapor e à umidade precisam ser bons o suficiente para serem úteis por muito tempo. O balcão pode ser escolhido separadamente; as peças produzidas em mármore costumam ter o preço elevado, mas dão muita sofisticação ao ambiente. É ele que vai portar a cuba e cobrir o gabinete, que, dependendo do caso, também pode ser fabricado de mármore. A gama de cores para esses móveis é muito variada, podendo agradar a pessoas e situações financeiras mais diversas possíveis. A palavra de ordem é ‘pesquisa’!

Espelhos para banheiro

O espelho pode ser o grande aliado de um ambiente. Se o banheiro for pequeno, então, ele dará sensação de amplitude de espaço e servir confortavelmente para cuidar da beleza. O formato mais indicado é o reto em relação aos ovais e redondos, porque também auxiliam na sensação de espaço maior. O ideal é que estejam localizados diretamente sobre a cuba/pia por toda sua extensão, ou outros móveis para banheiro que estejam dispostos na parede. Também é possível revestir paredes inteiras com espelho. Nesse caso, é importante fazer um planejamento detalhado antes da instalação. Um bom decorador pode dizer exatamente qual o melhor caminho a seguir para não sobrecarregar o espaço e conseguir efeito contrário.

Louças  para banheiro

Na hora de sair às compras de louças para o banheiro, a primeira coisa a se ter em mente é o espaço disponível para elas. Cada canto deve ser medido cautelosamente para evitar dores de cabeça no futuro.

A cuba  do banheiro pode ser embutida, sobreposta ou de encaixe. Tudo dependerá do balcão escolhido e do tamanho disponível no banheiro. Cubas muito pequeninas podem ficar bonitas num banheiro minúsculo, mas o desconforto na hora que a água corrente é aberta é grande, espirrando para todos os lados. Outro cuidado a se tomar é com torneiras altas demais. Em cubas pequenas podem se tornar um incômodo quando abertas, molhando tudo em redor.

móveis para banheiro cuba cerâmica

móveis para banheiro cuba cerâmica

O vaso sanitário por sua vez precisa ser escolhido de acordo com a válvula de descarga que há no banheiro, e combinando com os demais móveis para banheiro, se for de parede. Já os que possuem caixas acopladas ajudam na economia de água, ótima opção para quem pensa na sustentabilidade do planeta também.

A cor deverá ser a mesma entre cuba e vaso sanitário, mas não necessariamente da mesma marca. Nas lojas, eles são expostos “combinando” entre si, mas nem sempre a necessidade real do banheiro corresponde aos dois igualmente. Se for o caso, devem sim ser comprados separadamente.

Antes da instalação das peças e móveis para banheiro, é de grande importância medir todos os espaços. Em caso de preferência por móveis planejados, pesquisar sobre o fabricante e checar a qualidade se possível com outros compradores é a melhor opção. Nesse caso, os espaços serão medidos com precisão e cada espaço será utilizado de maneira proveitosa. Cores e estilos personalizarão ainda mais este cômodo tão singular.

Fotos de Móveis para banheiro

GD Star Rating
loading...
Móveis para banheiro - armário, louças, gabinete e acessórios, 4.8 out of 5 based on 19 ratings