Modelos e Projetos de Telhado

Diferentemente do que ocorria nas décadas passadas, nas quais os telhados das casas eram apenas mais um item na construção ou reforma, hoje em dia podemos dizer que uma boa cobertura e um bom modelo de telhado são parte fundamental do estilo de uma casa, de sua proteção e até mesmo de sua valorização. O telhado ganhou status de moldura da casa e quanto mais bonita e planejada, mais essa “moldura” fará a diferença na estética final da residência.

Telhados para casa

Telhados para casa, dos mais diversos modelos, confira aqui.

Projetando o seu telhado

O ideal na hora de realizar o projeto da cobertura é contar com a ajuda de um arquiteto ou engenheiro civil. Estes profissionais são especialistas em dar as melhores dicas e indicar as melhores opções em todos os ambitos do projeto, assim como ajudar na hora da pesquisa de preços, equilibrando o orçamento disponível com o que se deseja fazer no projeto.

Quem não puder pagar pelos serviços de profissionais da área pode utilizar a Internet como boa fonte de pesquisa. O principal é não deixar o planejamento pra escanteio, fazendo o projeto de “qualquer jeito”. É possível se organizar mesmo sem ajuda especializada, evitando alguns problemas futuros.

Primeiros passos

  1. Orçamento na ponta do lápis. Calcular o preço médio do material necessário. Deve-se anotar toda despesa que se possa ter durante a construção ou reforma do telhado. Incluir o madeiramento para as telhas, o m² da telha escolhida.
  2. Estilo desejado: na hora de escolher o melhor estilo, deve-se imaginar que o resultado final terá de ser harmonioso. Ou seja: cobertura e residência devem “concordar” entre si.

Questão de estilo

Após decidir se o estilo da cada é mais voltado para o clássico ou para as tendências mais modernas, deve-se escolher as telhas e materiais para a estrutura de acordo com o modelo que se deseja alcançar. Existem vários tipos de telhas disponíveis (cerâmica, plástico, vidro) e em modelos diversos (americana, francesa, romana, plan), sendo cada uma especial para um determinado objetivo. Algumas são mais econômicas e utilizam menos peças por m². Vale a pena conversar nas lojas especializadas para descobrir qual tipo é mais adequado para cada situação.

modelo de telhado de casa

modelo de telhado de casa duas águas, em casa de dois pavimentos

Telhado para casa simples

Telhado para casa simples de madeira em duas águas e telhas onduladas de fibrocimento

Cobertura de telhado 4 águas

Cobertura de telhado 4 águas em casa de dois pavimentos de esquina

Fachada de casa com telhado em caída

Fachada de casa com garagem ampla e telhado em caída

telhado com platibanda

Casa com telhado com plativanda o escondendo, dando a impressão que se trata de uma casa sem telhado

telhado verde

Além dos telhados mais comuns, outro tipo que vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil e se tornado tendência mundial são os chamados telhados verdes, que proporcionam ótimo conforto térmico e acústico, além de serem “ecologicamente” corretos (e bonitos). Nesse caso, uma cobertura vegetal é plantada sobre a laje e pode ser feito tanto em residências quando em edifícios. Nesse tipo de telhado a inclinação não precisa ser necessariamente alta, principalmente se houver intenção de permitir o transito de pessoas. A vegetação é responsável por reter grande parte da água da chuva, mas a laje recebe impermeabilizantes antes da implantação das folhagens.

telhado verde

Cobertura de telhado verde sobre diversos prédios.

telhado verde residencial

telhado ecológico – cobertura verde residencial sobre uma casa.

GD Star Rating
loading...
Modelos e Projetos de Telhado, 4.1 out of 5 based on 8 ratings

Deixe seu comentário!

3 respostas para “Modelos e Projetos de Telhado”

  1. Ronaldo Tasso Parra disse:

    Gostaria de saber se vocês vendem o Projeto Arquitetonico da segunda casa de cima para baixo aqui relacionada, sou do Mato Grosso do Sul, aguardo uma resposta,meu telefone de contato é (067) 9987-8425, Obrigado.

  2. Ronaldo Tasso Parra disse:

    Como faço para adquirir o Projeto Arquitetonico do segundo imóvel relacionado de cima para baixo nesta página. Aguardando resposta. Obrigado.

  3. Gustavo disse:

    Boa tarde!

    Gostaria de saber como adquirir o projeto arquitetônico do quinto imóvel relacionado de cima para baixo.

    Muito obrigado!

Deixe uma resposta