Mesa de Madeira – para cozinha, sala ou de janta

As mesas de madeira são muito utilizadas em bares e cervejarias que buscam o estilo country, mas este móvel é também muito bem-vindo numa casa – na sala de jantar ou no centro da sala – seja para buscar o estilo rústico ou mesmo o luxuoso, já que, em se tratando de madeira, algumas são extremamente caras.

A principal vantagem da mesa de madeira é sua durabilidade. Um móvel como esse, se bem cuidado poderá durar muitos anos sem perder a funcionalidade. Outro aspecto importante é sua beleza. As mesas de madeira são bonitas e valorizadas.

Mesa de madeira ao ar livre

Mesa de madeira ao ar livre

Tipos de mesa de madeira no mercado

Encontra-se no mercado uma vasta variedade de materiais e tamanhos. As mais resistentes costumam ser a produzidas a partir de madeira de jatobá e pequiá. Madeira de demolição e MDF (medium density fiberboard, madeira de baixa densidade) são opções mais em conta.

Na sala de jantar, o tamanho do móvel vai depender do cômodo em si. Uma mesa retangular com seis ou oito lugares requer um espaço considerável ao seu redor: recomenda-se que haja meios de que, mesmo com ocupantes nas cadeiras, haja espaço para o trânsito de pessoas. Sobre um piso de parquet a mesa terá maior destaque, e poderá combinar com uma cristaleira num dos cantos do ambiente ou um aparador e espelho na parede paralela.

O tampo não precisa ser necessariamente liso: escolher um tampo com detalhes esculpidos ou pintados também é possível. Existem ainda tampos de vidro ou mármore. As cadeiras podem ter ou não assentos acolchoados. O estilo da casa também interfere nesse quesito. Em apartamentos pequenos, um balcão em L poderá ser instalado na cozinha, servindo como divisória de cômodos, aparador de utensílios e mesa para refeições. As banquetas não precisam ser necessariamente da mesma cor que o balcão. A madeira pode ser pintada com tinta apropriada (esmalte sintético), com cores de tinta combinando com outros itens do ambiente.

Fotos de mesas de madeira

A seguir separamos umapequena galeria de fotos demesa de madeira para você ver vários modelos diferentes disponíveis no mercado:

Tratamento e disposição da mesa de madeira

Ainda para economia de espaço, há modelos disponíveis no mercado que combinam um banco como assento ao invés de cadeiras. Isso ajuda, principalmente, em casas com crianças, já que “cabem” mais pessoas sentadas em apenas um lado da mesa.

Mesas de centro são outra opção viável para quem deseja uma mesa de madeira. Existem empresas especializadas em manter a característica rústica do produto, fabricando móveis a partir de grandes toras de árvores. O tampo pode ser do mesmo material ou ainda de vidro, resultando numa mistura interessante. Os mais clássicos podem optar por mesas em estilos tradicionais, retangulares ou ovaladas. O acabamento costuma ser feito com verniz ou laca, e há muitas opções de cores. Tabaco e branco laqueado são muito bem aceitos no mercado, mas se a ideia for manter a essência natural da madeira, a cera natural é uma boa pedida.

Um ponto a ser observado quando da escolha da empresa de fabricação do móvel e que não pode ser ignorado é a sua responsabilidade com o meio ambiente e sustentabilidade. É importante que o impacto na natureza seja o mínimo possível.

GD Star Rating
loading...
Mesa de Madeira - para cozinha, sala ou de janta, 5.0 out of 5 based on 3 ratings

Deixe seu comentário!

Uma resposta para “Mesa de Madeira – para cozinha, sala ou de janta”

  1. Renata disse:

    Gostei muito dessa mesa de madeira de demolição. Gostaria de saber o valor e se acompanha cadeiras ou bancos.

Deixe uma resposta