Janelas de Madeira – Modelos, preços e Ideias

A janela é um dos principais elementos de uma residência, ambiente ou espaço comercial. Além de seu inquestionável papel estético, ela é responsável por garantir iluminação natural, passagem de ar e comunicação com outros ambientes, internos ou externos, e dentre os diversos tipos de esquadrias, se destacam as janelas de madeira.

janela de Madeira

Janelas de madeira são uma das opções mais comuns em esquadrias no país, estando presentes desde em casas populares à grandes mansões as janelas de madeira.

As janelas de madeira caracterizam-se por ser uma das opções mais elegantes entre as esquadrias, combinando um acabamento requintado – natural ou pintado – com a durabilidade do material. Podem apresentar-se de diversas formas, de acordo com o tipo de abertura do vidro ou com o tipo de veneziana, quando esta peça é utilizada.

Tipos e modelos de janelas de madeira

O modelo mais comum entre as janelas de madeira é a janela de abrir, que pode ou não ser acompanha  por veneziana. Este tipo gira em torno de um eixo vertical na lateral da folha de vidro, para dentro ou para fora, permitindo a passagem total do ar. Sua limpeza externa pode ser facilmente realizada e até é possível colocar grades, quando a abertura é interna.

Janela Madeira

Janela de Madeira com veneziana

Outro tipo comum é a janela de correr, que também pode ser acompanhada de venezianas. Neste modelo, cada folha desliza paralelamente em relação à outra, sob um plano horizontal. A ventilação máxima não ultrapassa 50%, mas sua principal vantagem está na economia de espaço que esta janela permite.

As janelas de madeira no formato guilhotina é composta por duas folhas paralelas que se movimentam na vertical e também podem ter veneziana. De fácil operação, este modelo traz a limpeza exterior do vidro como uma dificuldade.

As janelas basculantes, muito utilizadas em banheiros, podem contar com uma ou mais folhas que giram em torno de um eixo horizontal. Podem ficar abertas mesmo durante chuva sem vento, impedindo a passagem da água. No entanto, não garantem um bom fluxo de ar, devido ao seu ângulo de abertura.

O modelo pantográfico pode ser utilizado tanto para as folhas como para as venezianas, movimentando-as horizontalmente com o auxílio de dobradiças. Permite regular a ventilação, abrindo o vão em até 100%.

A janela de tipo pivotante funciona semelhantemente à basculante, com a diferença de que o seu eixo é vertical. Permite direcionar a passagem de ar e facilita a limpeza dos dois lados do vidro.

A janela bay-window é tradicional da Inglaterra e apresenta três faces, encontrando-se para fora do eixo da construção. As janelas laterais podem ser diferentes das folhas centrais, caracterizando-se por qualquer um dos modelos acima. Tata-se de um artificio para aumentar a sensação de espaço interno do ambiente, através das janelas de madeira.

Janela de Madeira Bay Window

janela de Madeira Bay Window cria uma projeçãopara fora do ambiente, criando a sensação que este é maior.

Além do tradicional modelo pantográfico, as venezianas também podem ser de abrir ou de correr. Tanto as venezianas como as esquadrias podem utilizar madeiras como o angelim, a itaúba, a imbúia, o jatobá, diversos tipos de cedro, a muiracatiara, o pinus, o mogno e a cerejeira, sendo estes dois últimos considerados nobres.

GD Star Rating
loading...
Janelas de Madeira - Modelos, preços e Ideias, 3.5 out of 5 based on 4 ratings

Deixe seu comentário!

Uma resposta para “Janelas de Madeira – Modelos, preços e Ideias”

  1. Nirce Gonçalves de Paula disse:

    Desejo orçamento para: Janela de correr 1,60X1,30X13 (ou tamanho maior) e porta balcão 1,20X2,10 em itaúba ou cedrinho.

Deixe uma resposta