Guarda-roupa infantil – móveis planejados para crianças e bebês

Não dá pra imaginar um quarto que não tenha um cantinho dedicado para as roupas. Geralmente, é no quarto que trocamos de roupa e nos arrumamos para sair. Pode ser um closet bem grande, proporcional à coleção de vestimentas e acessórios, ou apenas ou um guarda-roupa mesmo, do tamanho que cabe certinho no cômodo sem atrapalhar nada – não importa. É necessário mesmo que haja algum lugar oficial para toda a bagunça. Se imaginar um quarto com roupas e brinquedos acessórios por todos os lugares já é bastante incômodo, imaginar que este é o quarto de uma criança seria pior ainda. Isso porque os quartos infantis já são, naturalmente, aquele cômodo que contem muito mais objetos aleatórios, brinquedos, móveis diversos, etc. Daí a importância de um guarda-roupa infantil para guardar uma parte dos pertences da criança.

roupeiro infantil masculino

Roupeiro infantil masculino com porta de corre e espelhos decorativos enfeitando uma porta

Quando o bebê nasce, muitos pais optam por adquirir uma cômoda. Geralmente ela serve também como trocador e as gavetas para guardar fraldas, toalhas e até mesmo as roupinhas. A cômoda otimiza o espaço e dá para ser usada mesmo num quartinho bem pequeno. Porém, conforme a criança cresce, vão crescendo também o tamanho de seus sapatos, roupas e acessórios. É nessa hora que, mesmo os que não optaram pela compra do móvel antes, acabam cedendo ao guarda-roupa.

Escolhendo o guarda-roupa infantil

Mas e agora: se o móvel é assim tão importante, quais critérios levar em conta para escolhê-lo? Bom, confira a seguir nossa lista de critérios que preparamos para você escolher o seu móvel para guardar a bagunça.

Definindo um tema

Antes de tudo, defina um tema. Há vários temas femininos e masculinos, você pode escolher um personagem conhecido e investir em artigos relacionados a ele ou simplesmente optar por objetos e decoração neutros, próprios apenas para o recém-nascido.

Você terá de pensar em cada item do quarto. Geralmente o conjunto berço + cômoda ou berço + guarda-roupa é o mais utilizado. Há também as variações como poltrona de amamentação, baú de brinquedos, prateleiras e nichos de parede, etc.

Guarda-roupa da barbie

Guarda-roupa roupa de meninas da Barbie

Após definir o que deseja comprar ou mandar fazer sob encomenda para o quarto da criança, comece a pensar no guarda-roupa. Vale a pena investir num guarda-roupa infantil desde cedo, pois a criança cresce muito rapidamente e as cômodas e trocadores perdem rápido sua função. As roupas da criança também vão ficando maiores e um guarda-roupa ajudará na organização de todos os itens.

O que levar em consideração:

Para escolher um guarda-roupa infantil, é bom levar em consideração alguns pontos primordiais:

  • O espaço disponível para o móvel. Ele não pode “roubar um pedaço” de uma janela ou ficar espremido perto da cama, sem que as portas tenham espaço para abrir. Há modelos de guarda-roupas com portas de correr que são ótima opção para quem deseja economia de espaço útil e ainda os planejados, feitos sob encomenda por empresas contratadas.
  • O design tem de estar de acordo com sua proposta. Se o móvel vai ocupar um espaço infantil, os puxadores devem estar firmes para não se quebrarem com facilidade. Espelhos ou objetos de adorno precisam ser fixados com o máximo de cuidado, para não se soltarem, trazendo o risco de a criança morder ou até mesmo engolir o objeto estranho. Há modelos sem quinas pontiagudas e produzidos de maneira cuidadosa para diminuir o risco de acidentes.
  • A cor, já que no que diz respeito os pequenos, varia bastante. Optar por cores claras é uma ótima ideia para crianças pequenas. Combina com o restante da mobília e ainda pode “acompanhar” o crescimento da criança: adesivos colados na porta mudam “a cara” do móvel, fazendo com que seja utilizado ainda por muitos anos. Cores vibrantes, por sua vez, não podem concorrer com paredes já exaustivamente coloridas. É sempre bom regrar, para que o quarto não perca sua característica principal de descanso.
  • Para modelos com camas, escrivaninhas ou prateleiras embutidas, vale lembrar que a instalação do móvel deve ser feita sob supervisão do comprador, preferencialmente pelo montador da própria empresa contratada. Nenhuma parte pode ficar frouxa, sem firmeza. O risco de desmontagem deve ser totalmente afastado, principalmente em situações em que a criança dormirá ou utilizará como área de estudos e recreação a parte de baixo do móvel.

Na hora de escolher o guarda-roupa para o quarto das crianças, pesquisar em várias lojas e na Internet trará mais segurança na aquisição do móvel. Não vale a pena economizar demais nesse quesito, se o resultado visual e a segurança deixarem a desejar. Vale a pena investir numa marca segura e conhecida no mercado do que arriscar ter que comprar outro móvel em pouco tempo de uso.

Puxadores e detalhes

Os guarda-roupas infantis podem ser comprados com enfeites nos puxadores, cores divertidas ou simplesmente na cor branca. Aconselha-se optar por tons mais claros e suaves para não deixar o bebê muito ativo na hora de dormir.

Para crianças maiores, os guarda-roupas podem ser mais “ousados” e diferentes. Também é possível fazer esse móvel de maneira planejada, com especialistas que medirão o quarto da criança e otimizarão o espaço. Alguns pais optam por modelos que integrem também a cama da criança ou uma escrivaninha.

Puxador de roupeiro infantil

Puxador de roupeiro sem pontas, arredondado, ideal para guarda-roupas infantis, evitando riscos desnecessários

Outros detalhes importantes que devem ser levados em consideração na hora de escolher um guarda-roupa infantil é sua segurança. Os puxadores devem ser sem pontas, para evitar acidentes enquanto a criança brinca em seu quarto, mas existem modelos que dispensam o uso de puxadores.  Gavetas, espelhos e cabideiros devem estar bem presos ao móvel para não se soltarem facilmente se a criança decidir puxá-los.

Lembre-se que na hora de escolher o guarda-roupa para o quarto das crianças, você deve pesquisar em várias lojas e também pela Internet, pois assim você terá mais segurança na aquisição desse móvel. Lembre-se também que vale a pena investir numa marca segura e conhecida no mercado do que arriscar e perder o móvel rapidamente, tendo que comprar outro com pouco tempo de uso.

Modelos de guarda-roupas

Roupeiros Masculinos

guarda roupas infantil masculino-2

Guarda-roupas de meninos de duas portas de correr, em azul e branco

guarda roupas infantil masculino-2

Semelhante ao modelo anterior, ms em tons de azul mais claro, esse guarda roupas possui nichos superiores para guardar brinquedos.

guarda roupas infantil masculino-3

Roupeiro infantil masculino com prateleiras laterais para guardar brinquedos

Roupeiros femininos

Guarda roupa infantil feminino

Guarda roupa infantil para meninas, em tons de lilás, com portas de abrir e 6 gavetas.

Guarda roupa infantil feminino-2

Roupeiro feminino com adesivos de temática princesas nas portas. 4 portas e 3 gavetas internas.

GD Star Rating
loading...

Nenhum comentário até o momento.

Deixe um comentário