Granito – Cores, tipos e preços da pedra

Por ter um preço mais acessível que algumas das demais pedras decorativas do mercado, o granito tem sido bastante procurado para a construção e decoração de ambientes. É um material de boa qualidade, prático e resistente (suporta variações de temperatura). Por ser uma rocha natural (granular e cristalina formada de quartzo, feldspato e mica em cristais), resiste a impactos, riscos, impactos e abrasão – desgaste causado na superfície por fricção ou raspagem. Porém, convém não arrastar móveis e objetos ou andar com calçados sujos a fim de se evitar a perda precoce do brilho do piso. Ele é mais duro que o mármore e não possui tanto veios (qualquer fenda, risco ou marca estriada), ou seja, tem uma coloração mais uniforme e homogênea. Já o granito é mais mesclado. Além disso, quase na totalidade dos granitos há a presença de granulação preta, diferentemente do mármore. Em contrapartida, para revestimento de paredes o mais indicado é o mármore, uma vez que ele é mais leve que o granito.

granito branco

Pia de cozinha confeccionada em granito branco, com belo design de interior.

Cores do granito

O granito possui uma vasta gama de cores e varia muito de região para região. As cores mais comuns são: rosado, branco, branco, azul, creme, preto, verde e avermelhado (estes dois últimos são menos granulados e mais impermeáveis que os demais). Os granitos pretos – assim como os vermelhos – também são mais resistentes que os cinzas. Por ser rígido, reveste pisos de ambiente externo com grande movimentação de pessoas (importante usar acabamentos antiderrapantes por causa das chuvas), além de áreas internas, como banheiros, pias de cozinhas e bancadas, fachadas, entre outros.

tipos de granito

tabela com os principais de tipos de granito

O banheiro é um dos locais em que mais se requisita a presença do granito (no piso e na pia). Dá um toque clássico e ao mesmo tempo deixa moderno e confortável. Porém, é preciso evitar que a água fique parada sobre as pias, pois pode causar manchas no granito. Na bancadas, o cuidado com as facas também é essencial para que não haja riscos.

pia de granito

pia de banheiro de granito, toda feita na pedra.

O correto transporte e armazenamento também são grandes aliados do granito para sua conservação. Deve-se carregá-lo sempre na posição vertical, descarregando bem lentamente sobre papelão. A estocagem deve ser longe de água contaminada, produtos químicos, bem como ferrugens, produtos oleosos e pó de madeira. O contato prolongado com piso úmido e sem a manutenção devida, causa um fenômeno chamado eflorescência – causado pelo depósito cristalino acumulado na superfície do solo ou das rochas por efeito da evaporação das águas. Para consertar o problema é necessário um especialista, pois lavá-lo não irá adiantar, já que o processo pode piorar ainda mais.

Limpeza do granito

Para a limpeza do granito, recomenda-se passar apenas um pano úmido ou a parte macia da esponja, nunca a áspera (ou se for limpar alguma coisa, utilizar somente detergente neutro). O uso de detergentes alcalinos (que tem caráter ou propriedades de base química), solventes, água sanitária, sabão em pó, querosene, entre outros produtos corrosivos danificam o material. Restos de palhas de aço e ferro enferrujam e mancham a superfície. Para colocar panelas ou recipientes muito quentes ou frios, use aparador. Gorduras, café, perfume, sabonetes, cigarros, limão, vinagrem entre tantos outros materiais – até urina –, podem causar manchas se entrarem em contato com o granito. Evite colocar qualquer coisa sobre ele. Jamais use a bancada para cortar qualquer coisa, inclusive alimentos, pois pode riscá-lo e danificá-lo.

Para conservá-lo por mais tempo, recomenda-se passar um selador em sua superfície, pelo menos uma vez ao ano, mantendo sua impermeabilidade.

Fotos de Granito

Usos de Granito

O granito é uma pedra que encontra hoje muitos usos na construção e decoração, mas seu uso já é reportado de milhares de anos, desde povos da antiguidade. Hoje, suas aplicações na decoração de ambiente são várias, como:

Bancada de Granito

Um dos usos mais comuns dessa pedra é na confecção de bancadas para cozinha ou para banheiro. Esse material não é o mais nobre para esse fim, sendo considerado este ainda o mármore, mas ainda assim é uma boa opção na hora de montar a sua cozinha ou sanitário. O granito polido ainda é uma excelente superfície para o uso em balcões por sua lisura característica, mas como tempo pode acabar sofrendo desgaste de sua superfície.

Pia de granito

Outro uso são pias e cubas de granito, isso é aa cuba esculpida em granito. Esse uso, porém já não é tão comum como as bancadas de granito, pois os materiais mais usados em cubas ainda são porcelana, vidro, mármore ou pedras sintéticas, como o silestone.

Mesa de granito

Outro uso do mineral é para a construção de tampos de mesas de jantar ou para a sala de estar. Nesse caso, o mineral é uma opção mais barata ao uso do mármore, que possui um preço bastante elevado, e que tem usos semelhantes na decoração.

 

GD Star Rating
loading...
Granito - Cores, tipos e preços da pedra, 4.8 out of 5 based on 12 ratings

Deixe seu comentário!

Uma resposta para “Granito – Cores, tipos e preços da pedra”

  1. Suely disse:

    Bom dia, por favor, qual nome da pedra de granito da foto da pia em pedra.
    Pia de banheiro de granito, toda feita na pedra.

Deixe uma resposta