Gesso Acartonado – Instalação, preços e dicas

Também conhecido com Drywall  - originalmente dos E.U.A-  a mais de 20 anos no Brasil, o gesso acartonado é um ótima opção para paredes, forros de gesso e revestimentos na parte interna de uma construção. Composto por gesso e aditivos, é envolto por um papel cartão especial e que, fixadas sobre estruturas metálicas, resulta num material resistente, com acabamento ideal para parafusar, serrar e até pregar (são fixadas em estrutura composta de uma camada de zinco metálico ou de madeira). Sua resistência é contra choques em sua superfície, mas não para choques fortes (como terremotos em diversos lugares do mundo).

gesso acartonado

Gesso acartonado na confecção de paredes e forros

A praticidade torna a execução do projeto um ponto positivo, além de fácil e rápido. Outra vantagem é que não se forma tanto entulho ou resíduos como nas obras de alvenaria, ou seja, o desperdício é bem menor. Toda a sua adaptabilidade permite um ótimo resultado, esteticamente falando. Possui superfícies lisas e texturizadas com emendas homogêneas, isto é, idênticas, e as paredes podem ter qualquer forma – desde que previamente elaborada no projeto – facilitando assim acabamentos como as sancas de gesso. Essas superfícies permitem receber papel de parede desejado pelo proprietário, pinturas, azulejos ou outro tipo de revestimento (desde que compatível, para isso, consulte uma especialista e veja as opções).

forro de gesso acartonado

Forro de gesso acartonado levando junto sancas para a iluminação indireta do ambiente

Uma das principais diferenças entre as paredes de gesso acartonada e as de alvenaria é a espessura. Existem de 48 mm, 70 mm e 90 mm, sendo que o de 70 mm é o mais utilizado. Por serem menores que as de alvenaria, permitem uma ampliação na área útil do espaço – até 4% de ganho – que se pretende construir. Outra diferença: o m2 do gesso cartonado chega a ser 10 vezes mais leve que o de alvenaria. As placas também são encontradas em diferentes tamanhos, dependendo do uso e da finalidade que se deseja (desde que seja compatível com a parede). O m2 (metro quadrado) varia bastante e pode ser encontrado em torno de R$ 40,00 até R$ 65,00, aproximadamente (pesquise bastante antes de fechar negócio).

Dentre as inúmeras características e facilidades do uso de gesso acartonado estão o conforto térmico e acústico e a facilidade de acesso às instalações elétricas e hidráulicas (não é necessário ficar quebrando paredes para eventuais reparos). Também é resistente ao fogo (recomenda-se usar as placas cinzas, também chamadas de chapas standard. Não é recomendável o uso desse tipo de placa em áreas externas, nem expostas às diferentes ações do tempo). As paredes de gesso ainda permitem a instalação de prateleiras, televisores, acessórios, mármores, entre outros, porém, recomenda-se ficar atento ao peso dos objetos (suportam até 10 kg e se for mais pesado deve contar com outros suportes, para que não corra o risco de rachaduras).

gesso acartonado parede

processo de produção de uma parede de gesso acartonado, em que as chapas são fixadas à uma estrutura metálica.

A utilização de paredes de gesso acartonadas é recomendada para banheiro, cozinha e área de serviço, pois elas também são resistentes à umidade – para este caso, recomenda-se usar placas verdes, com proteção antifungo. Recomenda-se o procedimento de impermeabilização semelhante à alvenaria.

GD Star Rating
loading...
Gesso Acartonado - Instalação, preços e dicas, 3.5 out of 5 based on 4 ratings

Deixe seu comentário!

4 respostas para “Gesso Acartonado – Instalação, preços e dicas”

  1. Pedro Inácio da Silva disse:

    Boa noite, estou entrando em contato pois mandei fazer a planta pois estou derrubando minha casa para fazer 4 lajes e quero fazer com gesso acartonado pois já conheço este material, preciso se for possível sua orientação no sentido de cubicar o metro quadrado na compra das placas e se vocês também vende com entrega no Distrito Federal e vou precisas de orientações na hora de fazer a montagem dos guias e longarinas.

  2. paulo machado disse:

    Sou construtor vou começar trabalhar com gesso gostaria de saber todas as dicas sobre gesso como negativos, dilatação e como fazer para gue nâo cause rachaduras.
    Obrigado

  3. como fazer disse:

    Como poderá ser feito o orçamento das divisórias que tenho para fazer.
    Se eu devo enviar a planta com medidas, ou se algum profissional vem ao local para executa-las, e fazer o orçamento.

  4. Leilson Ramos disse:

    Sou pedreiro e achei o trabalho de gesso acartonado muito prático e eficiente.
    Gostaria de saber onde posso encontrar cursos para esta prática.

Deixe uma resposta