Forro de madeira – preços e instalação

Os forros de madeira maciça são uma ótima opção para encobrir encanamentos, fiações elétricas, vigas, etc., além de serem esteticamente bonitos e proporcionar conforto térmico. Além de ser muito versátil: combina perfeitamente com ambientes rústicos e também com os contemporâneos e modernos, além de propiciarem um acabamento mais requintado que forros de PVC ou de isopor. Casas de praia, de campo e até mesmo as residências urbanas ganham, e muito, em requinte e bom gosto.

Forro Madeira

Forro de Madeira dando revestimento à sala.

Os lambris (as réguas que compõem o forro) são comumente produzidos a partir de madeira resistente. As principais utilizadas são Ipê, Cedrinho e Jatobá, por sua durabilidade e resistência a cupins. Existem empresas que se oferecem, inclusive, madeira pré-lixada e seca em estufa. Esse processo torna a peça mais cara, porém garante que ela não fique arqueada ou sofra deformações no futuro. Essas peças costumam possuir dois tipos de encaixe mais comuns, por assim dizer: macho-e-fêmea (encaixam-se saliência e reentrância, como num quebra-cabeças) e saia-e-blusa (retas, posicionadas de maneira intercalada).

Um forro bem projetado levará em consideração estética, retenção de temperatura e luminosidade que se deseja ter no local coberto. É preciso analisar o ambiente criteriosamente para saber qual o melhor material a ser escolhido. Fiação elétrica, uso de iluminação embutida (pontos de luz), lustres e pendentes deverão ter suas instalações planejadas com antecedência. Madeiras claras no forro de madeira exigem menos lâmpadas e dão sensação de amplitude. Já as escuras necessitam de maior cuidado com a iluminação, tanto elétrica quanto natural: posicionamento de portas e janelas também influenciam, para evitar o risco de a casa se tornar excessivamente sombria. Outro ponto importante a observar é se todas as vigas de sustentação foram medidas e colocadas corretamente: elas devem estar perfeitamente alinhadas e seguras.

Forro de madeira impermeabilizado

Forro de madeira envernizado com brilho, para ambientes abertos e rurais.

As emendas entre os lambris devem ser pregadas nas vigas, para que fiquem imperceptíveis. Quando medidos e feitos sob encomenda, é muito provável que não haja nenhum tipo de problema nesse aspecto. As vigas de sustentação podem ou não ficar aparentes, tudo depende do estilo escolhido. Vigas aparentes dão aparência mais rústica ao forro e, por consequência, ao ambiente que ele encobre. Elas podem ser em requadros ou simplesmente retas. Já as embutidas são mais recomendadas em interiores que prezam por sofisticação, que terão pontos de luz instalados ou ambientes voltados para a cor branca.

Em alguns casos, utilizar o forro em uma das paredes também é uma ideia. A parede liga-se ao teto dando a impressão de continuidade. Para manutenção, são recomendados verniz ou tinta apropriada periodicamente (pelo menos a cada 2 anos), além de vistorias no telhado para afastar a possibilidade de infiltrações.

Forro de madeira

Forro de madeira em quarto, com caimento e iluminação artificial

GD Star Rating
loading...
Forro de madeira - preços e instalação, 3.8 out of 5 based on 6 ratings

Deixe seu comentário!

6 respostas para “Forro de madeira – preços e instalação”

  1. wallace j disse:

    Olá,
    Gostaria de saber como pode ser cobrado para instalar o forro de madeira e seu valor.

  2. José Guedes Souza disse:

    Boa tarde,
    Preciso de um orçamento para a instalação de forre em uma área de aproximadamente 70 metros quadrados. É possível fazer uma cotação?
    O telefone para contato é: (11)965994158

  3. Ana Paula Rebello disse:

    Vocês fornecem orçamento para substituição de lambris em teto de varanda de madeira?
    Fico no aguardo de um retorno.

  4. Jean Carlos Dias disse:

    Quanto custa o metro quadrado do forro de madeira? Não tenho noção do preço.

  5. vivian disse:

    Olá..
    Gostaria de um orçamento para forração de madeira 30 metros quadrados.
    Com madeira boa….

    Obrigada

  6. isabel craveiro disse:

    Gostaria de saber o preço de madeira de forro para uma área de 10m2, onde terá de ser retirada a madeira anterior (deteriorada) e a colocação e tratamento da nova?

Deixe uma resposta