Fachadas de Muros

Durante a maior parte da história da arquitetura, os projetos residenciais atendiam apenas a própria casa e possíveis anexos que o prédio poderia ter, entretanto nos tempos de hoje, com toda essa insegurança que vivemos, fica difícil vier nas nossas grandes cidades em a proteção que os muros nos proporcionam. Por isso, já há algum tempo, passaram a integrar os projetos arquitetônicos residências também as fachadas dos muros, afinal se essa parte do programa arquitetônico se tornou tão importante, que ele receba o devido cuidado na hora do projeto.

Fachadas de muro perfeitamente integrada e harmônica ao projeto

1- Fachada de muro perfeitamente integrada e harmônica ao projeto

Tipos de Fachadas de muros

Basicamente existem duas grandes escolas quando se fala em estilos de fachadas de muros:

  • Integradas ao projeto;
  • Desvinculadas do projeto;
  • fachadas criativas de muros.

Colocando em linhas gerais, os muros podem seguir o estilo geral do partido arquitetônico da casa, usando mesmos materiais, revestimentos para dar uma ideia de integração do projeto ou tomar um rumo diferente e ter uma decoração completamente à parte, com materiais e revestimentos bem diferentes dos materiais da fachada da casa, justamente para que não haja integração e o destaque maior do projeto fique mesmo com a fachada residencial.

Fachadas de muros integradas ao projeto

Esse modelo de fachada de muro ganha cada vez maior destaque na arquitetura contemporânea. Não se pode dizer que seja uma invenção nova, já que há inúmeros exemplares de fachadas de muros integrados ao arquitetônico da casa, como o caso da Casa Pueblo, no Uruguay, que criou um estilo de muro tão único que as casas da vizinhança acabaram s apropriando do estilo. Mas se formos observar atentamente, a maior parte dos exemplares de fachadas de muros que dão continuidade à residência, são de casas contemporâneas.

fachadas de muro integradas

2- Render de projeto de fachada de muro em que o muro está projetado de acordo coma casa

Muro integrado à fachada de projeto residencial

3- Muro integrado à fachada de projeto residencial

Projeto de fachada de muro moderna

4- Projeto de fachada de muro moderna

Fachadas de muros desvinculadas do projeto

Esse tipo de tratamento para fachadas de muros é relativamente fácil de ser encontrado, mas não tanto por questões estilísticas. Em geral, o proprietário constrói uma casa e não se dá ao trabalho de pensar na continuidade do projeto, nos muros que farão a proteção do lote. Normalmente então o muro é feito depois, sem dar continuidade ao estilo do projeto, o que acaba acarretando um choque entre os estilos do muro e da fachada da casa.

Entretanto, quando bem planejado, esse estilo pode ser o ideal para certos tipos de projeto. Foi amplamente adotado nos meados do movimento moderno da arquitetura, quando as casas em si eram consideradas obras de arte. Para não tomar o destaque de suas fachadas, os muros eram feitos de materiais bem discreto, barra que não chamassem muita atenção. É o caso de muros de pedra que acompanham o perfil natural do terreno, por exemplo.

 

Fachada de muro de vidro: segurança sem perder as visuais do terreno

5- Fachada de muro de vidro: segurança sem perder as visuais do terreno

fachada de muro de pedra

6- Fachada de muro de pedras, excelente maneira de criar um muro que fique totalmente destacado da fachada da casa

Fachadas de muros criativas

Outra opção na hora de planejar o muro da sua residência é prever algum detalhe que se sobressaia na decoração da fachada do muro, como algum elemento em madeira, algum detalhe em pedra, enfim: algo que crie algum destaque no muro e quebre o tom monótono que um muto muito grande possa adquirir.

Fachadas de muros com detalhes em madeira

7- Fachadas de muros com detalhes em madeira

Fachadas de muros com detalhes em madeira - 2

8- Fachadas de muros com detalhes em madeira horizontais, ideais para quebrar a mesmice de muros muito extensos

GD Star Rating
loading...
Fachadas de Muros, 5.0 out of 5 based on 2 ratings