Estante – estantes para sala, quartos, livros e modulares

Estantes podem ser utilizadas em vários ambientes. Engana-se quem pensa que seu lugar é apenas na sala ou na biblioteca. Peça chave num escritório, na cozinha, na sala de jantar e até mesmo na área de serviço, a estante pode ter modelos diferentes e servir para portar objetos variados. A escolha pode parecer difícil, mas com pesquisa e muita atenção é possível decidir pela melhor estante para cada lugar.

estante para a sala mogno

estante para a sala na cor Mogno

Como compor a decoração com estantes

Estantes para sala

Na sala, o ideal é harmonizar a estante com toda a decoração ao redor. Tapetes e sofás devem estar de acordo com o móvel escolhido. Um ponto a ser observado é que a estante ou a rack, quando utilizadas para TV, devem ter a mesma medida do sofá – ou serem mais compridas – e não é recomendável que o tapete da sala fique preso embaixo dela, pois pode haver acidentes caso o tapete seja movimentado.

estante branca moderna para a sala

estante branca para a sala em estilo contemporâneo

Atualmente, existem modelos que possuem um painel deslizante que encobre a televisão. É uma ideia interessante para transformar a sala de TV em sala de estar para receber os amigos.

Estantes modulares e divisórias

Para dividir ambientes, o modelo vazado é o mais procurado. Será a estante que moldará, por exemplo, a sala e o quarto, separando-os. Ele não precisa necessariamente encostar no teto, há projetos que utilizam a estante divisória numa altura mediana, o que dá a sensação de amplitude. Para utilizar a TV, um painel giratório é uma ótima pedida, já que o aparelho poderá ser utilizado nos dois ambientes, sem que a estante se mova. Todos os objetos de decoração devem ser escolhidos com cuidado. É importante lembrar que eles sempre ficarão “de costas” para um dos ambientes, então a preferência deve ser de objetos dupla-face ou que possam ser apreciados das duas formas (jarros, peças de vidro, etc.).

Se a intenção é construir a estante de alvenaria, o design deve ser avaliado com calma e aprovado sem sombra de dúvida; a estante construída não poderá ser mudada facilmente. Um item positivo a ser observado nesse caso é a economia de espaço útil.  É possível fazer os nichos diretamente na parede, com instalação de pontos de luz (iluminação LED é a mais indicada, porque não produz calor), que dão muito charme ao ambiente. Quem preferir leveza pode produzir as prateleiras em gesso acartonado, ou comprá-las prontas moldando os nichos de acordo com a necessidade e do tamanho do objeto que vão portar.

estante divisória em madeira

opção mais tradicional são as estantes divisórias em madeira

Todo cuidado é pouco para que a aparência não fique carregada: o ideal é utilizar apenas adornos decorativos e não encher com coisas aleatórias. Porta-retratos, por exemplo, se utilizados em excesso e em vários locais separados, acabam tornando-se incômodos e pouca gente vai querer olhar todos. Um aparador apenas para fotos ou determinadas prateleiras da estante devidamente separadas para isso cumprirão o papel desejado.

Estantes para livros

Para livros e outros objetos pesados, a orientação é a procura de material de qualidade, com capacidade para aguentar o peso necessário. Informar-se com o fabricante e optar por prateleiras mais grossas em milímetros pode evitar problemas futuros. Portas de correr são uma boa opção para economia de espaço e para proteger os objetos do pó. Elas podem ser de madeira mesmo ou ainda de vidro, mostrando o conteúdo dentro. Algumas lojas oferecem módulos encaixáveis (estantes modulares); assim, conforme a biblioteca for crescendo, será possível “crescer” a estante junto com ela. Modelos assimétricos e divertidos dão um toque jovial e sofisticam o ambiente.

estante de livros literal

estante para livros em formato literal

Estantes para sala de jantar

Na sala de jantar, a estante pode ter ou não portas de correr de vidro, como cristaleira. O preenchimento das prateleiras deve ser no sentido de decorar e não entulhar várias coisas. Para guardar utensílios, o ideal é o armário. A estante figura então como móvel curinga, para decorar um canto ou parede, abrigando itens interessantes e esteticamente bonitos.

Fotos de estantes

GD Star Rating
loading...
Estante - estantes para sala, quartos, livros e modulares, 5.0 out of 5 based on 4 ratings

Nenhum comentário até o momento.

Deixe um comentário