Elevadores – modelos e dicas

Não existe coisa pior do que chegar num prédio com muitos andares e ter que locomover-se para um andar muito alto, muitas vezes carregando compras ou peso, e ter somente uma escada como opção de acesso. Ou uma situação ainda pior e infelizmente muito recorrente: a chegada de um morador ou visitante idoso, doente ou com dificuldades de locomoção, a exemplo de um cadeirante ou uma pessoa utilizando muletas num prédio sem elevadores. É um transtorno e motivo de intermináveis questionamentos e servir de pauta pra as reuniões de condomínio.

Elevadores

Elevador com portas abertas

O elevador é um instrumento importante para uma boa locomoção no prédio, e não apenas uma questão de praticidade. Nas duas situações citadas acima, o elevador resolveria o problema. Com exceção de alguns prédios ou construções antigas, o elevador já é pensado durante a construção de um empreendimento (seja ele de pequeno, médio ou grande porte), ou seja, quanto maior for o número de andares, haverá a necessidade de o prédio ou empreendimento disponibilizar um ou mais elevadores. eles facilitam o transporte de pessoas com dificuldades de locomoção, proporcionando rapidez e ao mesmo tempo acessibilidade.

Modelos de elevadores

Eles podem ter um ar vintage ou colonial, com gradio de metal, cabine e porta de madeira ou fórmica, ou ter um ar futurista, com cabine e porta de aço, vidros espelhados – existentes nos shoppings  centers e aeroportos, espelhos  decorativos agregando beleza e funcionalidade), sensor de entrada de passageiros e de incêndio, para o caso de sinistro e até mesmo câmeras, por uma questão de segurança, no caso de prédios em que há grande fluxo de pessoas diariamente.

Cuidados com elevadores

Assim como a própria construção, o elevador necessita de alguns cuidados e reparos, a fim de que funcione por maior tempo possível prolongando sua vida útil, e seus usuários também devem respeitar algumas normas, como por exemplo, o número máximo de passageiros – que pode variar entre cinco e sete pessoas, a depender da capacidade da cabine, só abrir a porta do elevador quando ele estiver no andar desejado, evitando acidentes e transtornos, como ficar preso no intervalo entre andares. É importante também não deixar crianças trafegarem sozinhas nos elevadores, a fim de evitar acidentes. A higiene e limpeza também merece atenção. Afinal ele é um ambiente como qualquer outro. Estando sempre limpo, bem aromatizado, ele causará uma boa impressão aos visitantes e também àqueles que o utilizam frequentemente. Tomando esses cuidados, você poderá desfrutar das funcionalidades do elevador.

Para segurança, é sempre importante manter-se um extintor de incêdio classe B C próximo à casa de máquinas do elevador, pois é o tipo de extintor adequado para combater focos de fogo próximos à casa de máquinas desse tipo.

GD Star Rating
loading...
Elevadores - modelos e dicas, 5.0 out of 5 based on 5 ratings

Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta