Divisórias – de ambientes, leves, de estação de trabalho

A melhor maneira de se dividir um ambiente muito grande – seja em casa ou no escritório – e transformá-lo em dois ou até mesmo mais espaços, é com o uso de divisórias. Elas são uma solução prática, já que é preciso apenas encaixá-las entre si para sua instalação.

Vários designers têm trabalhado em projetos que tornam as divisórias menos comuns e com aparência em verdadeiras peças de arte, separando os cômodos de maneira criativa e diversificada, além de fazerem uso dos mais diversos materiais e cores. Elas podem ter o formato retorcido ou até mesmo vazado, servido como móveis para os dois ambientes ou ainda biombos, sem que seja necessária uma instalação mais demorada.

divisórias de ambientes tradiionais

divisórias de ambientes tradicionais

Materiais de divisórias

As divisórias mais utilizadas e que se adaptam em qualquer ambiente, porém, são as fabricadas com materiais como gesso, EPS (poliestireno expandido) e melamima, com preenchimento feito a partir de fibras e lãs minerais, que são materiais isolantes. A madeira deixou de ser utilizada no interior da divisória por causa das normas regulamentadoras de segurança contra incêndio.

As divisórias de ambiente são compostas por estrutura em aço, inox ou alumínio (montantes) e blocos (chapas) maciços, integrais. Elas servem especialmente para a divisão total de um espaço, do teto ao chão, funcionando como “paredes”. Alguns desses painéis exercem função de porta. Eles costumam ser reversíveis e o lado da abertura é escolhido na hora da instalação.

As estruturas são presas com rebites e as guias de união ligam uma estrutura à outra, fechando o espaço com os painéis. Elas também possuem canais internos que permitem fiação elétrica embutida, possibilitando a instalação de interruptores e tomadas.

Se a intenção for manter a visão dos dois ambientes, existem as divisórias com parte de suas placas feita de vidro. Elas são essencialmente utilizadas em escritórios e galpões grandes, onde há a necessidade de distribuir microssalas – estações de trabalhos ou mesas de escritório -  para pessoas diferentes. Como as divisórias possuem encaixe e a grande maioria possui opções diversas de “desenhos”, fica relativamente fácil criar cada espaço no tamanho desejado.

divisórias de vidro

Divisórias de ambientes feitas totalmente em vidro.

Com relação às divisórias leves, o gesso acartonado é a melhor opção. O efeito estético é idêntico ao de uma parede de alvenaria, podendo receber acabamento e pintura. Sua conservação pode ser feita sem maiores problemas.  A estrutura é leve e o isolamento acústico é obtido com o preenchimento de lã em rocha mineral.

Além da praticidade, vale lembrar que as divisórias, por sua espessura mais fina que o da parede convencional permite um ganho maior de espaço utilizável.

GD Star Rating
loading...
Divisórias - de ambientes, leves, de estação de trabalho, 5.0 out of 5 based on 5 ratings

Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta