10 dicas para Decoração de Sala de Estar

A sala de estar é o lugar mais popular de uma casa, servindo para o entretenimento dos moradores e para a família se reunir para bater um papo, relaxar depois de um longo dia de trabalho ou desfrutar de um programa de televisão juntos. Na maioria dos casos, a sala de estar é um ambiente da casa que está em constante movimento. É por isso que esta área deve ser decorada com uma atmosfera agradável, para garantir o conforto dos visitantes e proprietários.

Ao planejar o projeto de uma sala de estar, o primeiro e mais importante fator é decidir o propósito da sala. Ou seja, a maneira como você quer decorar e o que deseja transmitir. O local deve ter estilo e bom gosto, refletindo a personalidade de quem mora na residência.

Decoração de sala de estar ampla com quadros, sofás claros e tapete em tom escuro

1. Decoração de sala de estar ampla com quadros, sofás claros e tapete em tom escuro

Sala de estar decorada com tons claros e escuros, com papel de parede.

2. Sala de estar decorada com tons claros e escuros, com papel de parede.

Confira 10 dicas de decoração de sala de estar que separamos

Veja algumas dicas algumas importantes para decorar sua sala de estar e realmente colocá-la do jeito que você quer:

1. Prefira tons neutros para os móveis, incluindo o sofá, cadeiras e mesas. Faça salpicos de cores ousadas nos acessórios, como luminárias, almofadas, peças de decoração e cortinas.

2. Se você gosta de uma mistura de cores, escolha os tons de uma obra de arte que você admire. Isso pode combinar a peça com a decoração e criar uma harmonia interessante.

Sala decorada com cores claras e vibrantes.

3. Sala decorada com cores claras e vibrantes.

Sala de estar sofisticada decora com tons de cinza e preto, contado com itens como abajur, quadros, sofá igualmente sofisticados

4. Sala de estar sofisticada decora com tons de cinza e preto, contado com itens como abajur, quadros, sofá igualmente sofisticados.

3. Especialistas em decoração afirmam que os ambientes brancos se parecem maiores do que são, mas a sua aridez pode ser monótona. Uma paleta suave de cinzas alcança o mesmo efeito de dimensão e evita que o espaço fique sem graça.

4. Reformule sua sala com acessórios bem escolhidos e direcionados. A adição de novas almofadas e algumas peças pode fazer parecer que você tem um novo sofá ou poltrona, por exemplo.

5. Como dito anteriormente, a cor certa pode fazer um ambiente se parecer mais amplo. Mas se você não quer mudar muito a aparência da sala de estar, escolha uma parede e pinte-a, apenas isso mudará completamente a vibração do ambiente.

Sala decorada com uma parede no tom verde, quebrando a monotonia do ambiente e realçando a sala.

5. Sala decorada com uma parede no tom verde, quebrando a monotonia do ambiente e realçando a sala.

6. Organize os assentos para criar um espaço acolhedor e convidativo. As cadeiras de couro e pufes perto da lareira (caso tenha) e dois sofás reorganizados em um “L” são formas forma de descanso convite a uma boa conversa.

7. Use prateleiras estrategicamente. Coloque as prateleiras abertas e baixas. O resultado: uma sala descontraída.

Decoração de sala de estar com prateleiras e lareira.

6. Decoração de sala de estar com prateleiras e lareira.

Decoração de sala de estar e sala de jantar juntas

7. Decoração de sala de estar e sala de jantar juntas

8. Use luminárias para ganhar um ar elegante. Uma luminária pode, além de iluminar de forma única uma sala de estar, servir como uma escultura.

9. Outro item a se tomar cuidado na hora de escolher são os tapetes para sala de estar, e muito importante tomar cuidado para não comprar um tapete que se contraste muito com o sofá, uma dica e possuir dois tapetes, um para períodos mais frios (esse podendo ser mais volumoso pesado e de cor mais quente) e um outro tapete para os períodos do ano mais quente (esse sendo de menor volume, com tecido mais leve e cores mais suaves).

10. Painéis de madeira podem dar um ar muito mais aconchegante ao seu ambiente, esses painéis ainda podem ser feitos com pallets reciclados, madeiras de demolição dentre diversos outros materiais disponíveis na indústrias.

Painéis de madeira usados na decoração da sala de estar.

8. Painéis de madeira usados na decoração da sala de estar.

Decoração de sala com tons quentes, mesa de centro feita com reaproveitamento de pallets.

9. Decoração de sala com tons quentes, mesa de centro feita com reaproveitamento de pallets.

Se você quer redesenhar completamente a sua sala de estar, ou simplesmente fazer algumas pequenas mudanças, essas ideias de decoração irão te ajudar a criar uma sala mais aconchegante e relaxante. Abuse de sua criatividade.

Avalie este artigo!

Comentários