Corrimão – guarda corpo para escadas

Pela Norma Técnica NBR9077  de Saídas de Emergência em Edifícios – escadas e rampas devem ter corrimão, que consiste em uma barra de superfície lisa e arredondada que acompanha as laterais. Além de servir com um apoio para o corpo, traz mais segurança, conforto e equilíbrio nos desníveis. Serve como um “aparador” ou “auxiliador” para quem caminha por elas, principalmente gestantes, pessoas com crianças de colo, idosos, crianças e portadores de necessidades especiais. Também é possível encontrar corrimãos, ou corrimões, pois a Língua Portuguesa aceita as duas formas de plural) em paredes, mais precisamente em corredores que auxiliam a passagem e o deslocamento. Recomenda-se também conferir a NBR9050 que contém normas sobre acessibilidade. Cada município conta com suas devidas determinações, por isso, verifique junto ao Departamento de Urbanismo da Prefeitura para maiores informações.

corrimão em aço inox

corrimão em aço inox

Corrimão na decoração

Além de informações técnicas bastante úteis (consulte as normas para verificar a estrutura e as medidas dos corrimãos, como tamanhos, espessura, diâmetro e largura), o corrimão também faz diferença na hora de decorar o ambiente, contando com alguns modelos específicos para cada um. É possível encontrar em materiais de vidro, alumínio, madeira ferro e aço inox, entre outros., para combinar com elementos do seu ambiente, como portas de vidro, revestimento, ou afins. A instalação de corrimãos dos dois lados – fixados sempre pela parte de baixo e nunca pela lateral, para facilitar o correr das mãos – traz mais segurança, servindo de apoio ao mesmo tempo tanto para quem sobe quando para quem desce.

corrimão em latão

corrimão em latão com vidro

Para uma decoração mais clássica, o corrimão de aço inox dá um toque elegante. Remetem a imponência e, com detalhes dourados, fica ainda mais luxuoso. Os demais objetos do ambiente também podem ser em tons dourados. Já uma decoração mais simples e rústica pede corrimãos de ferro, madeira e laqueados (a palavra vem do laca, uma espécie de verniz para pintar objetos, que são resistentes, mas se desgastam com o tempo). Escadas modernas, como o nome já diz, não tem um padrão de definição, o que permite a pessoa escolher e fazer a combinação que desejar, assim como combinar com a iluminação do local (dependendo de como o ambiente é iluminado, ela dá uma conotação diferente na decoração). O modelo e o estilo do ambiente devem estar harmônicos. Combinações de corrimão e piso de madeira por exemplo, também são válidas

Cuidados na escolha do corrimão

Os corrimãos usados para áreas internas podem ser de ferro, alumínio, aço inox, madeira, latão e acrílico. Para áreas externas, o ferro e o latão não são recomendáveis, uma vez que sofrem danos em suas estruturas com as ações e alterações climáticas, principalmente com a maresia quando se trata de locais litorâneos. Já o alumínio resiste a mudanças de temo e estrutura (são fáceis de limpar, mas não aguem grandes impactos), assim como a madeira, que se forem envernizadas resistem mais tempo. A importância do verniz é para proteger da água da chuva, que pode estragá-la. O tipo de madeira mais indicado é o carvalho, que além de resistente é fácil de limpar (apenas com panos úmidos), e ficam muito bem com escadas de madeira.

grade de inox com corrimão de madeira

grade de inox com corrimão de madeira

Um aspecto importante a ser citado é o final da estrutura dos corrimões, que são não instalados corretamente podem trazer riscos de segurança, como pontas afiadas. Suportes circulares e/ou arredondados e suaves nas extremidades são bem-vindos para que não haja acidentes.

corrimão em PVC

corrimão em PVC, ideal paraambientes litorâneos

GD Star Rating
loading...
Corrimão - guarda corpo para escadas, 5.0 out of 5 based on 2 ratings

Deixe seu comentário!

Uma resposta para “Corrimão – guarda corpo para escadas”

  1. Denise disse:

    Olá
    Gostaria de um orçamento de escada de 3,20 em dois vão no formato em U em aço inox de tubo 1 1/2 304 1,5 mm com 1/2 em 3 e de colunas de 40 x 25?

Deixe uma resposta