Banheiras – Jacuzzi, Ofurô e Hidromassagem

Pensando no conforto, prazer e descanso, há quem escolha colocar banheira em seu projeto. Ela dá um toque especial para o banheiro, deixando o ambiente mais charmoso. Para isso, é necessário pesquisar bastante e com muita cautela qual o tipo que se pretende ter, além de já ter definido o espaço disponível. O mercado oferece diversos formatos, linhas e categorias, cada qual com suas características.

Banheira hidromassagem

A banheira hidromassagem é um item muito chique de se ter em um banheiro

Tipos de Banheiras

Os formatos mais comuns são: a simples, que acomoda uma pessoa e sua dimensão varia conforme o modelo; a de canto (pode ser oval ou triangular) desde que encontre a junção de duas paredes ou simplesmente uma quina; a dupla, que pode ser uma pessoa de frente para outra ou uma ao lado da outra, dependendo do modelo escolhido; a quadrada e a retangular são os formatos mais simples e rápidos de instalar, além do custo mais acessível que os demais. O acabamento também é mais fácil de realizar; e a redonda e oval, que costumam vir com uma base quadrada para que se recostem na parede, além de poder ser escolhida combinando com o box de banheiro.

A mais conhecida das banheiras é a de hidromassagem (literalmente uma massagem realizada com jatos de água). Também conhecidas como jacuzzi, têm função terapêutica, pois o movimento que a água exerce sobre a pele e o organismo aliviam o estresse e a tensão muscular. Recomenda-se aquecer (geralmente com aquecedor a gás ou ebulidor elétrico) a água em temperatura aproximada de 35º para ativar a circulação sanguínea, relaxando assim, o corpo. As banheiras de hidromassagem variam de tamanho, formato, material, cor e sistema de funcionamento. As em acrílico são reforçadas com fibras de vidro, que são resistentes a rachaduras; as banheiras de fibras diferem das de acrílico ou policarbonato no acabamento usado; as banheiras vitorianas não necessitam de alvenaria, e assim pode ser instalada em outro cômodo da casa (não muito comum, mas tem crescido o número dessa opção, porém, deve caber no orçamento do projeto para que não haja reclamações nem desconforto).

Jacuzzi na piscina

Jacuzzi instalada ao lado de uma piscina

Outro tipo de banheira muito procurado é o ofurô – criada pelos japoneses – e é feita de ripas de cedro encaixadas e presas por arcos de metal (o contato com o deck de madeira torna a sensação do relaxamento ainda mais gostosa). Aqui se fala em relaxamento e não banho, pois é o momento de descansar mesmo. O banho propriamente dito é realizado no chuveiro. Também contam com a possibilidade de serem instaladas em outros lugares da casa e seu formato é mais curto e fundo (a água fica na altura dos ombros). Cabem até oito pessoas em um ofurô.

Ofurô

Ofurô instalado em banheiro com vista panorâmica.

Existem alguns acessórios para cada banheira, dependendo da preferência: o blower, um sistema que produz o borbulhar da água; as diferentes luzes/cores instaladas com a função de harmonizar o ambiente; jatos, ducha manual, dosador (para que se possa colocar óleos, essências etc.), entre outros.

Uma banheira pode custar entre R$ 1.000,00 a R$ 12.000,00, dependendo do projeto. Recomenda-se a manutenção e limpeza para que não haja propagação de bactérias e fungos (que geralmente aparecem por causa da umidade). Não use produtos desconhecidos ou muitos sais de banho, pois podem danificar o sistema.

Fotos de Banheiras

GD Star Rating
loading...
Banheiras - Jacuzzi, Ofurô e Hidromassagem, 5.0 out of 5 based on 4 ratings

Uma Resposta para “Banheiras – Jacuzzi, Ofurô e Hidromassagem”

  1. Queria saber como e valor de uma banheira pra colocar na minha casa

Deixe um comentário