Balcão de cozinha – Balcões planejados de madeira mármore e muito mais

Um dos cômodos mais importantes de uma casa sem dúvida é a cozinha, afinal, é lá que são preparadas deliciosas refeições do dia a dia. E uma boa dica para quem deseja otimizar e valorizar esse espaço é optar pelo balcão de cozinha, um móvel que tem excelente custo-benefício, além de ser muito útil. É importante que se escolha um modelo que seja fácil de limpar (higiênico), pois se tratando de cozinha, a higiene é essencial, seja ele feito em granito ou em madeira.

balcão em silestone preto

balcão de cozinha na pedra silestone preta fosca, um belo efeito decorativo em uma cozinha, não acha? O Silestone é um material novo chegando nas marmorarias do Brasil.

Escolhendo o tipo de balcão para sua cozinha

O balcão consiste em uma estrutura fixa sobre os móveis da cozinha e pode ser em concreto e revestida com tinta, assim como pode ser em tijolos de vidro que contribuem com a claridade do ambiente. Há alguns modelos de balcões disponíveis no mercado e cada um tem sua característica com relação a peso, temperatura, resistência, funcionalidade, entre outros fatores, além da diferença de brilho, acabamento e rebordo (borda voltada para fora ou revirada). Podem ser cantos quadrados (retos) ou arredondados e até com uma pequena saliência para evitar derramar líquidos no chão. Na hora de comprar um balcão para sua cozinha, escolha sempre aquele que melhor se adaptar as suas necessidades, e para ajudar você, confira nosso checklist para a hora de escolher uma bancada para seu ambiente:

  1. Medidas de acordo com um ambiente. Se você optar pelo móvel sob medida, certamente não terá esse problema, mas ale a pena perder alguns minutos com a régua para evitar dores de cabeça no futuro;
  2. Preço do balcão. Obviamente é uma das coisas que você deve checar primeiro, afinal o móvel tem que se encaixar dentro do seu orçamento;
  3. Material da bancada – é importante, pois alguns materiais são mais resistentes, outros mais fáceis de limpar, etc. O tampo do balcão deve preferencialmente ser de pedra, pois será menor a sua preocupação com arranhões, riscos e cores, além de problemas com a umidade;
  4. Harmonia com o ambiente – se você já tem o resto da sua cozinha escolhida,pense em como ficaria o conjunto dos móveis na decoração. Não adianta comprar um balcãoo top delinha se ele ficar muito fora de contexto na sua cozinha;
  5. Facilidade de limpeza – fundamental para a praticidade da sua cozinha;

Balcões de Mármore

São resistentes e têm ótima durabilidade, além de aguentar bem o calor, a umidade e as diferenças de temperaturas. Como manchas em balcões são inevitáveis, um jeito de deixar isso o mais desapercebido possível é comprar um mármore já com manchas obviamente naturais, para que caso apareça alguma outra mancha, ela se “camufle” entre as originais. Embora sofisticados e elegantes, seu custo é um pouco mais elevado.

Balcão em mármore

balcão em mármore com a pedra em aspecto original. As manchas dos veios do mármore podem camuflar pequenas manchas que podem vir a surgir com o uso do balcão.

Cozinha com balcão em mármore branco

ambiente inteiro com tampões de mármore nos balcões da cozinha. Um belo efeito de puro branco

Balcões de Granito

São semelhantes aos de mármore em relação à sua natureza, mas requerem menos cuidados. É bastante resiste e ainda conta com uma grande gama de cores. Como estes dois exemplos citados ainda têm um custo não tão acessível, outros materiais foram desenvolvidos de qualidade semelhante e que têm custo relativamente barato, como o aço inoxidável, a madeira, o cristal etc.

Balcão de cozinha com granito preto

Balcão de cozinha com granito preto

Balcão de cozinha cm granito marrom

Balcão de cozinha em granito marrom

Balcão de aço inoxidável

É mais usado em cozinhas modernas e funcionais, como em restaurantes e cozinhas industriais. São formados por uma placa e uma chapa de aço com até dois mm de espessura e são resistentes e bastante higiênicos.

Balcões em madeira

São mais baratos que os demais, mas não tão duráveis, principalmente pela ação da água que pode causar falhas e defeitos no material. Além disso, sua manutenção não é tão fácil. Por isso, algumas empresas estão oferecendo madeiras não maciças com capas de resina sintética para que se torne um pouco mais resistente.

Balcão em Silestone

O material mais procurado e o mais recomendado é o silestone. É uma pedra compactada resultado de uma combinação de resinas, cristais e quartzo (esse último é responsável por aproximadamente 95% da composição, além de ser o material mais abundante no mundo). O silestone é um material extremamente duro e resistente, além de ter superfície lisa, uma proteção antibacteriana como nenhum outro material tem e não é poroso (não tem poros, não passam fluidos ou líquidos). Outra característica é sua enorme variedade de cores, que o deixa novamente em vantagem em relação aos outros materiais, já que permite combiná-lo facilmente com eletrodomésticos e móveis. Suporta bem o calor, mas não é recomendável colocar caçarolas (panelas geralmente metálicas de bordas altas com cabo e tampa) ou outros utensílios sobre ele, pois a longo prazo poderá sofrer consequências significativas. É fácil de limpá-lo e não é um dos materiais mais caros do mercado.

Cozinha com balcão Silestone Vermelho

Cozinha com balcão Silestone Vermelho. O material tem uma ampla gama de cores disponíveis no mercado, desde cores neutras a cores mais chamativas.

Agora é hora de se decidir

E então, já se decidiu qual balcão vai escolher? Se você gostou de nossas dicas em de balcões de cozinha, não deixe de dar o seu CURTIR no  botão do Facebook ao lado, e deixe nos comentários a sua experiência de como foi escolher o seu balcão de cozinha!

GD Star Rating
loading...
Balcão de cozinha - Balcões planejados de madeira mármore e muito mais, 5.0 out of 5 based on 1 rating