Argamassa Piso sobre Piso » aplicação e preços

Para evitar sujeira, ter menos custo com mão de obra e entulho e maior rapidez no serviço, existe uma excelente escolha na hora de fazer a reforma, o piso sobre piso. Mas esse é um ponto aconselhável quando o piso existente mantém boa aderência, sem riscos de sofrer rupturas e estouros por baixo do piso novo. A praticidade da aplicação do piso sobre piso também evita transtornos para com os vizinhos, uma vez que não tem todo aquele quebra-quebra.

"Aplicação

O que é piso sobre piso

O piso sobre piso é uma argamassa muito aderente que pode ser aplicada diretamente sobre as cerâmicas do piso, sem maiores riscos de descolamento, para aplicação de um novo piso. Basicamente é uma solução prática para quem deseja fazer uma reforma para trocar seu piso, sem ter que remover o anterior, evitando assim sujeira, transtorno, perda de tempo e a incômoda produção de ruídos causada pela reforma. Esse tipo de argamassa pode ser tanto utilizado para assentamento de piso cerâmicos comuns quanto de cerâmicas do tipo porcelanato no

Basicamente você encontra essa argamassa em lojas de materiais de construção e reforma, em diversas marcas, excepcionalmente as já consagradas argamassas Quartzolite e Weber Saint Gobain.

Saco de argamassa sobre piso vendido pela marca Weber Saint-Gobain

Saco de argamassa sobre piso vendido pela marca Weber Saint-Gobain, para piso branco interno.

Piso sobre Piso preço

Comprado em lojas de materiais de construção, o valor da argamassa de assentamento do piso pode variar em decorrência do local comprado, e do local de entrega em decorrência do frete da entrega do material. O preço, no entanto varia entre as cifras de R$ 29,04 a 45,68, para a saca de 20kg Quartzolite interno. É importante observar se a sua aplicação será na área interna ou externa, em decorrência da maneira como a argamassa de assentamento vai se comportar nas áreas internas e externas.

Piso sobre piso Quartzolite Weber Saint-Gobain para piso sobre piso na área interna

Piso sobre piso Quartzolite Weber Saint-Gobain para piso sobre piso na área interna, vendido pelo preço de R$ 33,00

Cuidados na hora da aplicação do revestimento

Considerado um processo simples, é preciso ter certos cuidados para a regularização e limpeza da base que será revestida, pois se colocar o piso novo sem retirar as soltas antigas, de nada adiantará, uma vez que as placas novas poderão descolar também. A verificação dos cômodos que não terão o sobrepiso, a concordância da altura do boxe do banheiro, das portas, declividades (divisão entre a diferença da altura entre dois pontos e a distância horizontal entre esses pontos) e escoamento superficial de água de lavagem do piso também são imprescindíveis para que não haja problemas.

Alguns materiais como tomadas, pontos de saída de água e janelas também deverão ser ajustados ao novo nível, que podem receber algumas placas mais finas a fim de se evitar a perda de espaço. Mas para isso, é necessário verificar de suportam o peso e as cargas de uso da área.

Aplicação sobre piso da área externa

Para fazer o piso sobre piso em uma área externa são necessários os seguintes materiais: EPIs (equipamentos de proteção individual, como luvas, óculos de proteção, entre outros), desempenadeira 8 mm ou raio 10 mm (instrumento de madeira usado por pedreiro ou caiador para alisar ou distribuir o reboco na parede, preparando-a para receber a pintura), martelo comum e martelo de borracha, colher de pedreiro, trena, masseira, dosador de água, régua, talhadeira, escova, esponja e caneta. Antes de tudo, verificar se a superfície não apresenta desníveis, de acordo com a norma de revestimentos NBR 13.749¹.

  • Com o martelo, bata levemente no centro das peças antigas para ver se ainda estão coladas à base e, se emitir um som oco, elas estão descoladas;
  • Retire-as e corrija esses espaços com argamassa de areia e cimento em uma espessura suficiente para nivelar a área. Limpe adequadamente a superfície e seque-a;
  • Prepare a argamassa colante de acordo com as instruções do fabricante (geralmente estão na embalagem do produto) até deixá-la homogênea;
  • Deixe- a descansar por quinze minutos e depois misture-a novamente. Esta argamassa deverá ser usada em até duas horas e meia depois de seu preparo;
  • Com a colher de pedreiro, aplique a argamassa na superfície e espalhe-a com o lado liso da desempenadeira. Com a superfície coberta uniformemente desenhe os cordões, com o lado denteado da desempenadeira posicionado em ângulo de 60°, sem deixar que a base apareça;
  • Mas o mais recomendável é que se contrate um profissional para realizar todo esse processo, e faça sempre diversos orçamentos, pois o valor entre um e outro pode ser bem considerável.

Verifique o melhor material a ser aplicado no piso que você está mexendo. Por exemplo, o porcelanato não é aconselhável para a cozinha, pois engordura fácil e o aparecimento de sujeiras é inevitável. Informe-se com os profissionais do mercado e escolha a ideal. As empresas e marcas mais encontradas são Quartzolit, Argamil, OverKoll e Porto Koll, entre outras.

Referências

¹ NBR 13.749 (de 1996, recomenda que o revestimento não deve se desagregar pela pressão das mãos e ainda estabelece como limite mínimo de resistência de aderência à tração para revestimento de camada única o valor maior ou igual a 0,30MPa, segundo ensaio realizado de acordo com a ABNT NBR 13.528, de 2010.

5/5 - (2 votes)

Comentários